quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Fontelo vai ter amigos

A Associação dos Amigos do Fontelo quer ser um parceiro da autarquia na procura de soluções para os “pequenos” problemas que dizem existir no espaço.
Utilizadores frequentes do maior parque verde da cidade de Viseu vão organizar-se.
O primeiro passo para a constituição da Associação dos Amigos do Fontelo foi dado através da nomeação de uma comissão instaladora, formada por habituais frequentadores do parque. José Reis, antigo deputado municipal e um dos impulsionadores da ideia, diz que “pretendem ser um parceiro da Câmara Municipal de Viseu e não uma força de bloqueio”.
A Associação dos Amigos do Fontelo quer alertar e dar sugestões, para resolver pequenas falhas de modo a que todos os que frequentam o Fontelo o possam usufruir cada vez melhor. Lembram que são muitos milhares os que, diariamente, utilizam o espaço para a prática desportiva, os que vão jogar as cartas, andar de bicicleta, ou simplesmente passear e acompanhar os filhos ao parque infantil. Elogiam o investimento que o município tem feito, no Fontelo, mas têm a convicção de que questões pontuais, de fácil resolução, não chegam ao conhecimento de quem pode decidir.
Por tudo isto, querem ser o interlocutor que faça chegar à autarquia as sugestões dos que frequentam o parque e têm ideias sobre algumas alterações a fazer. Lembram, por exemplo, que embora existam vários balneários para os desportista, não há casas de banho para quem simplesmente ali vai em passeio. Queixam–se também da falta de pontos de água, em especial no parque das merendas. Mas, para além da simples “queixa”, querem também apresentar ideias para a dinamização e animação do espaço. Como prova da boa vontad,e José Reis realça que, o vereador do desporto da Câmara de Viseu “foi convidado para fazer parte da comissão instaladora da Associação dos Amigos do Fontelo”.
A comissão vai dar andamento ao projecto fazendo o registo dos estatutos e da associação.
Câmara disponível para ouvir
O presidente da Câmara de Viseu, embora lamente ter ficado a conhecer a ideia pela comunicação social, diz estar disponível para ouvir as sugestões se partirem de “verdadeiros amigos”. Espera, no entanto, uma comunicação formal. Até lá, vai agir como se a associação dos amigos do Fontelo não existisse.
Pulmão da cidade
O Fontelo ocupa uma vasta mancha verde na parte nascente da cidade. Tem diversas estruturas desportivas: piscinas municipais, recentemente remodeladas, pavilhão desportivo, estádio municipal e mais três campos de futebol, com relva natural e sintética e campos de ténis. Os muitos caminhos existentes no interior da mata são utilizados por praticantes do atletismo de manutenção. Dentro do espaço do parque está também a delegação do Instituto Português da Juventude, a sede da Associação de Futebol de Viseu e o Solar do Vinho do Dão.

António Figueiredo in Jornal As Beiras

Sem comentários: