sexta-feira, 4 de abril de 2008

Viseenses descobrem JN no recinto da Feira Franca

Cerca de 300 pessoas passaram ontem pela "Exposição 120 anos JN, uma história de proximidade com o leitor", instalada no camião TIR e tenda gigante que desde ontem e até ao próximo dia 20 vão permanecer, em Viseu, no recinto da Feira de S. Mateus.


A abertura do evento contou com a presença do governador civil, Acácio Pinto, do seu chefe de gabinete, Alcídio Faustino, e do padre João Marques, em representação do bispo da diocese D. Ilídio Leandro. Num ambiente informal, as entidades percorreram o espaço expositivo, dentro do TIR, composto por nove painéis dedicados aos temas que diariamente e desde 1888, data em que foi fundado, fazem parte da oferta informativa do Jornal de Notícias.
Os textos proscritos pelo lápis da censura mereceram particular atenção de quantos visitaram a exposição. A notícia alargada da chegada ao Porto, em meados do século passado, do bispo D. António Ferreira Gomes, acabou por ser reduzida a pouco mais que um higiénico parágrafo. Sem direito a fotografia. "Tempos difíceis", comentou o governador civil. Idêntico interesse despertou o painel com notícias que perpassaram três séculos (XIX, XX e XXI) no distrito de Viseu a inauguração em 1890 do ramal ferroviário do Dão, entre Viseu e Santa Comba Dão, é notícia de primeiro plano.

"Ficava aqui bem a outra [notícia] que ditou o seu fim há mais de duas décadas", opinou Acácio Pinto. A velha máquina de escrever, onde a informação se media por "linguados", mais tarde encaminhados para as impressoras a chumbo, deram lugar a sofisticados meios informáticos. Está tudo lá, na exposição, onde não faltam testemunhos das visitas constantes de alunos de várias idades e proveniências à redacção do JN no Porto.
Um exemplo da política de proximidade que enforma a sua matriz. "É uma singularidade deste diário. Lembro-me de o ver, ainda miúdo, lido sofregamente em todas as mesas de café", testemunhou o representante do governo no distrito. Já na tenda, público e convidados foram desafiados a fazer uma primeira página fictícia.
Acácio Pinto não se furtou.
Cedeu a sua imagem e legendou-a: "Viseu apoia o JN e o seu rigor informativo". Painéis elucidativos do desenvolvimento de Viseu, cedidos pela autarquia, preenchem uma das alas. Um espaço onde abundam ainda experiências da física, quais fenómenos que dão que pensar. Uma corrida virtual de camiões opôs quatro concorrentes. Felisberto Figueiredo, ex-vereador da Câmara de Tondela, venceu.
Rui Bondoso e Teresa Cardoso in Jornal de Noticias (04-04-2008)

Sem comentários: