A Equipa Orion, formada por alunos do curso de Eng.ª Mecânica da Escola Superior de Tecnologia do ISPV, foi convidada para o programa de televisão «HÁ VOLTA», emitido pela RTP. Ver Televisão em Viseu em http://www.ipv.pt/vtv
A Sé de Viseu foi algo que nós vivemos, usufruímos, comungámos, preservámos. E foi – e será - um cenário esplendoroso para todos nós quando nos abeirávamos das janelas das casas onde nascemos! E crescemos!!
A Equipa Orion, formada por alunos do curso de Eng.ª Mecânica da Escola Superior de Tecnologia do ISPV, foi convidada para o programa de televisão «HÁ VOLTA», emitido pela RTP.
Vitor Santos, há muito ligado ao fenómeno desportivo da região de Viseu, acaba de lançar o livro ''Mo(vi)mentos'', que trata de ''momentos, movimentos desportivos viseenses''. Mo(vi)mentos é o nome do espaço de opinião que foi criado no Jornal O Derby em 2003. Movimentos, momentos desportivos de Viseu eram os assuntos abordados.
Com a extinção do Jornal O Derby, esta rubrica transferiu-se para o Jornal do Centro onde quinzenalmente continua a ser editada.
Segundo Vitor Santos, ''existe ainda o preconceito de que quem critica é inimigo. Não pretende ser este o caso''.
Para o autor de ''Mo(vi)mentos'' é ''difícil, num meio pequeno como Viseu, escrever sobre desporto. A paixão clubista «cega» muitos dos seus intervenientes''.
Procurar sempre escrever pela positiva, elogiar bons trabalhos e questionar aqueles que suscitam dúvidas, tem sido o lema deste jornalista.
Nos últimos seis anos acompanhou o desporto regional como adepto, mas também como dirigente, treinador e jornalista.
Vitor santos recorda que ''o Jornal O Derby deu a conhecer uma realidade nova, agentes desportivos que abdicam muito do seu tempo para se dedicarem à causa desportiva''.
Destaque natural neste livro para o Clube Académico de Futebol pela situação que passou nos últimos anos e, até pela vivência interna que tem do mesmo, foi quase sempre o assunto dominante destes artigos, o que nem sempre foi fácil. O autor procurou sempre, de forma imparcial, ajudar na construção, na requalificação do Clube e nunca ser dono da verdade, nem pretender ser.
A formação e as estruturas desportivas são os outros assuntos que mais debate suscitam por serem aqueles que garantem um futuro à juventude e para Vitor santos, ''custa vê-los partir tão jovens, deixarem as famílias, os amigos para poderem fazer a sua formação desportiva em estruturas de média/alta competição que não têm na sua cidade''.
''Não se pode agradar a todos, e quase sempre o feedback negativo é feito de forma anónima e vazia. Procuro estar sempre a aprender e nunca pactuar com quem não tem rosto'', conclui.
Vítor Augusto Andrade Santos é licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Viseu.




Vítor Santos in Mo(vi)mentos no tributo que dedica às "Mulheres pelo colorido com que cada uma pinta os estádios: o verde esperança, o amarelo sensível e o vermelho paixão!"