segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Vitor Santos lança livro ''Mo(vi)mentos''

Vitor Santos, há muito ligado ao fenómeno desportivo da região de Viseu, acaba de lançar o livro ''Mo(vi)mentos'', que trata de ''momentos, movimentos desportivos viseenses''.

Mo(vi)mentos é o nome do espaço de opinião que foi criado no Jornal O Derby em 2003. Movimentos, momentos desportivos de Viseu eram os assuntos abordados.
Com a extinção do Jornal O Derby, esta rubrica transferiu-se para o Jornal do Centro onde quinzenalmente continua a ser editada.
Segundo Vitor Santos, ''existe ainda o preconceito de que quem critica é inimigo. Não pretende ser este o caso''.
Para o autor de ''Mo(vi)mentos'' é ''difícil, num meio pequeno como Viseu, escrever sobre desporto. A paixão clubista «cega» muitos dos seus intervenientes''.
Procurar sempre escrever pela positiva, elogiar bons trabalhos e questionar aqueles que suscitam dúvidas, tem sido o lema deste jornalista.
Nos últimos seis anos acompanhou o desporto regional como adepto, mas também como dirigente, treinador e jornalista.
Vitor santos recorda que ''o Jornal O Derby deu a conhecer uma realidade nova, agentes desportivos que abdicam muito do seu tempo para se dedicarem à causa desportiva''.
Destaque natural neste livro para o Clube Académico de Futebol pela situação que passou nos últimos anos e, até pela vivência interna que tem do mesmo, foi quase sempre o assunto dominante destes artigos, o que nem sempre foi fácil. O autor procurou sempre, de forma imparcial, ajudar na construção, na requalificação do Clube e nunca ser dono da verdade, nem pretender ser.
A formação e as estruturas desportivas são os outros assuntos que mais debate suscitam por serem aqueles que garantem um futuro à juventude e para Vitor santos, ''custa vê-los partir tão jovens, deixarem as famílias, os amigos para poderem fazer a sua formação desportiva em estruturas de média/alta competição que não têm na sua cidade''.
''Não se pode agradar a todos, e quase sempre o feedback negativo é feito de forma anónima e vazia. Procuro estar sempre a aprender e nunca pactuar com quem não tem rosto'', conclui.
Vítor Augusto Andrade Santos é licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Viseu.

Sem comentários: