
O GRUPO JUVENTUS, formado à 28 anos, a 3 de fevereiro de 1979, em que um grupo de jovens motivados por um projecto comum, delineou objectivos que presidiram à sua criação no desenvolvimento socioculturalpor parte dos seus associados, assim como preparar e executar acções de teatro e animação mais profundamente no teatro de fantoches.
O grupo preparou 53 textos de teatro e de teatro de fantoches que divulgou em mais de 330 sessões em que participaram mais de 70.000 crianças, jovens e adultos, realizados na região e nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Santarém, Aveiro, Po


Foi pioneiro na organização de feiras de trocas em Viseu ano de 1985, evento que se manteve sob sua responsabilidade durante vários anos. Participou na reunião preliminar que originou a criação da FEDERAÇÃO NACIONAL DE ASSOCIAÇÕES JUVENIS, na cidade do Porto , marcando igualemente importante colaboração na abertura do AUDITÓRIO MIRITA CASIMIRO do CENTRO CULTURAL e DISTRITAL de VISEU.

Apoiou bandas de música moderna viseense como os "OS BASTARDOS DO CARDEAL", "MAJOR ALVEGA", "C.P.R.B.", "LUCRETIA DIVINA" e "100 PECADOS". Participou em 2002 num Projecto de animação de rua, em colaboração com a C.M.V., no Dia Europeu Sem Carros, com descida de carros de rolamentos. Promovendo igualmente concursos de fotografia, sessões de cinema e vídeo, espectáculos de rua e de teatro, tem colaborado com Grupos e Associações que desenvolvam acções em áreas de índole manifestamente cultural assim como incentivando e apoiando projectos de animação ao nível da Sede, com actividades diversas, capazes de fomentar o convívio e o fortalecimento do espírito associativo. 

Para a preparação e execução dos seus trabalhos contou com a participação activa de mai de 100 jovens. Sendo naturalmente uma Associação de exíguas potencialidades económicas regozija-se com o facto de permanecer fiel aos princípios básicos que determinaram a sua criação, ambicionando fortalecer a sua presença ao nível da realidade cultural viseense preocupando-se consequentemente em informar e incentivar os jovens aos ideias do Associativismo.


-texto de 2003-
2 comentários:
Sou o Raul
Desejava saber, junto dos Barões da Sé, se ainda há memória do Teatro de Bonecos ou se porventura estão vivos em Viseu ?.
Agradeço notícias para mail@imosardao.com
Saudações.
Bom dia
O Grupo não está em atividade.
Muitos de nós fizemos parte do grupo durante as várias fases do mesmo.
Saudações amigas
Enviar um comentário