sexta-feira, 20 de abril de 2007

Obviamente

Ameaçaram clientes com facas e agrediram dono do bar

O proprietário de um bar da zona histórica de Viseu acusa quatro jovens, dois deles ainda menores de idade, de o agredirem ao murro e ao pontapé, e de ameaçarem com facas as cerca de duas dezenas de clientes que àquela hora, cerca das 2.30 horas de ontem, se encontravam no estabelecimento. "Foram os 15 minutos mais longos da minha vida", conta António Alves, o dono do "Obviamente". "Tive momentos em que receei pelo que podia acontecer-me", acrescentou o empresário, que teve de receber tratamento hospitalar aos ferimentos sofridos.
Os quatro jovens foram detidos e identificados pela PSP, que os libertou durante a manhã por não se ter verificado flagrante delito.
A violência terá começado na rua, nas proximidades de vários estabelecimentos de bar, quando um homem foi alegadamente agredido por aquele grupo de quatro jovens. "Fui em seu auxílio. Queria acalmar os ânimos e levei-o para dentro do meu bar", relata António Alves.
Os problemas do empresário começaram quando os presumíveis agressores entraram dentro do estabelecimento com ameaças de morte. "Se chamas a polícia mato-te, diziam-me, exibindo armas brancas. Vi pelo menos duas", conta. Murros, garrafas pelo ar e um clima de intimidação lançaram o pânico no "Obviamente". Vários clientes sentiram-se mal. "Eles expulsaram parte das pessoas que estavam no bar. Só ficaram os que estavam sentados numa mesa mais recuada. Uns intimidavam, enquanto outros vigiavam a porta de entrada. Parecia um gangue organizado", lembra o empresário."Fui agredido dentro do balcão. Esmurraram-me as costas e a cabeça. Tive de ir ao Hospital de Viseu para me tratarem", conta.
Chamada a polícia, os alegados agressores foram detidos por falta de documentos de identificação. Na sua posse foi encontrada e apreendida uma navalha de 8,5 cm. A PSP de Viseu foi obrigada a libertar os quatro jovens, que relataram uma versão diferente. Garantiram que a zaragata aconteceu porque o dono do bar estaria a vender bebida alcoólica a um familiar menor.
A PSP anunciou ontem que vai reforçar o policiamento no centro histórico.


Rui Bondoso in Jornal de Notícias (20-4-2007)

Sem comentários: