quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Aquilino Ribeiro vai ter uma estátua, em Viseu

O escritor Aquilino Ribeiro vai ter uma estátua, em Viseu, a primei- ra no país, na sequência de uma proposta apresentada à autarquia pelo Centro de Estudos Aquilino Ribeiro (CEAR).
A proposta de deliberação será levada pelo presidente da Câmara, Fernando Ruas, a uma das próximas reuniões do executivo mas, segundo garantiu o autarca à Agência Lusa, “a decisão já está tomada: vai ser iniciado o processo para colocação da estátua”. “Vamos contactar todas as outras instituições que se dedicam a Aquilino para as motivar para este processo e para a escolha do local”, afirmou Fernando Ruas.
A edificação de uma estátua em homenagem ao “Mestre Aquilino” num lugar de relevo da zona urbana de Viseu é uma aspiração antiga do CEAR, que já tinha feito esta sugestão à autarquia em 1999.No passado dia 12, véspera do 122.º aniversário do escritor de “Terras do Demo” e de “O Malhadinhas”, o CEAR repetiu a proposta à autarquia. “Se em 1999 já se justificava, agora ainda mais, dado este reconhecimento nacional com a ida para o Panteão Nacional”, na quarta-feira, disse à Lusa Henrique Almeida, director dos “Cadernos Aquilinianos”, publicados pelo CEAR.
Fernando Ruas explicou que, em 1999, “não estavam ainda criadas as condições de acolhimento de Aquilino Ribeiro, que era um escritor da região, mas pouco falado”.
No entanto, considera que, graças ao trabalho das instituições que a ele se têm dedicado, hoje o reconhecimento do escritor é diferente e que, nesse âmbito, “foi bom ter decorrido algum tempo”.
Na opinião de Henrique Almeida, o local ideal para colocar a estátua é o parque da cidade que já tem o nome de Aquilino Ribeiro. “Como o parque vai ser requalificado, faria todo o sentido que a estátua ai ficasse”, considerou.
Naquilo que Henrique Almeida diz ser apenas “uma proposta inicial, que não passa de uma possibilidade”, o CEAR disponibilizou-se para “colaborar estreitamente nas diligências para a constituição de uma comissão alargada para o efeito, na qual terão lugar, desde logo, todas as instituições ligadas ao estudo da obra de Aquilino Ribeiro”, nomeadamente a Fundação Aquilino Ribeiro, a Confraria Aquiliniana e as autarquias ligadas à obra do escritor.
Por outro lado, o CEAR disponibilizou-se a promover a subscrição pública para angariação de fundos, considerando que “há instituições que gostarão de ver o seu nome ligado à estátua de Aquilino”.
Henrique Almeida lembrou que, a concretizar-se, esta “será, até agora, estátua única a nível nacional”, estando contente por não ter desistido deste objectivo. Já em 1999, Henrique Almeida escrevia na revista Proviseu: “Uma estátua à altura da sua estatura, física e intelectual. Um monumento revelador da sua personalidade, originalidade, obstinação, rebeldia, vernaculidade; um monumento autêntico e inteiro. A interpretação destes elementos há-de pertencer aos artistas”.
Jornal As Beiras

Sem comentários: