terça-feira, 13 de novembro de 2007

Operação STOP

O presidente da Câmara de Viseu foi mandado parar numa operação stop da PSP.
O radar registou excesso de velocidade, mas o autarca não foi identificado pela polícia.
Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu, foi apanhado a conduzir em excesso de velocidade, numa operação stop da PSP. O registo do radar foi feito na noite de sexta-feira, na Avenida da Europa, entre as 23H00 e as 00H00. Nessa noite, a Polícia de Segurança Pública tinham montado, em vários pontos da cidade, patrulhas de controlo de automobilistas.
As primeiras horas da operação da PSP foram seguidas pelo governador civil de Viseu, que convidou a comunicação social para acompanhar o desenrolar da operação. Na altura em que o governador e acompanhantes estavam na Avenida da Europa, foi mandada parar uma viatura que tinha como condutor Fernando Ruas – o que se constatou quando o veículo já estava imobilizada. Avisado o governador, Acácio Pinto dirigiu-se à viatura, conversou com o presidente da câmara, que depois arrancou, sem ser identificado.
Sucede que a situação nata tem de comum, já que todos os condutores, que são mandados parar, depois de um registo do excesso de velocidade, são identificados. O governador civil garante que quando se dirigiu à viatura, onde estava o presidente da câmara, não sabia que havia um registo por excesso de velocidade. Acácio Pinto diz que tiveram uma conversa normal, em que lhe explicou que estava acompanhar uma operação da polícia, no âmbito de uma campanha do Governo para a redução da sinistralidade rodoviária. Por seu turno, Fernando Ruas diz que desconhece a existência da multa. Afirma que, no local, ninguém o informou do motivo pelo qual foi mandado parar.
Logo na noite da operação, o comandante da polícia, confrontado pelo jornalistas, que estavam a seguir a operação, disse não poder confirmar se a viatura conduzida pelo presidente da câmara ia ou não em excesso de velocidade. Os jornalistas estranharam, já que, noutro ponto de controlo, por onde tinham passado, na estrada da circunvalação, sempre que um automobilista fazia disparar o radar sabia-se, quase de imediato, a que velocidade circulava. Ontem, o comandante da PSP de Viseu confirmou que a viatura conduzida pelo presidente da câmara circulava a uma velocidade de 89 km/h, numa zona onde o limite é de 50 km/h. Sobre o facto do autarca não ter sido identificado, no local, o comandante da polícia diz quer houve uma falha de coordenação, entre os agentes que estavam a fazer a operação.
Ontem, também, o DIÁRIO AS BEIRAS apurou que a comunicação, para o presidente da Câmara de Viseu, já seguiu pelo correio. Por ter excedido o limite de velocidade, em mais de 30 km/h, Fernando Ruas fica sujeito a uma multa de 120 euros, podendo ficar inibido de conduzir por um período de 60 dias. Pena que pode ser suspensa, se o autarca não tiver antecedentes graves, por violação do Código da Estrada. Refira-se que, na operação, realizada pela PSP, em que participaram 31 agentes, foram fiscalizados 154 veículos ligeiros de passageiros, oito de mercadorias e um motociclo. Foram controlados três condutores com excesso de álcool, um que não tinha seguro e outro que não se fazia acompanhar da inspecção da viatura. 873 veículos foram controlados por radar, sendo que 63 circulavam em excesso de velocidade.
in Diário As Beiras (13-11-2007)

Sem comentários: