A iniciativa, “importada” da Alemanha e inédita em Portugal, está a entusiasmar os comerciantes e a atingir os objectivos da câmara de animar o centro da cidade.
Vinte casinhas de Natal vão ficar no Rossio de Viseu até 6 de Janeiro de 2008. A Câmara Municipal, que “importou” a ideia da Alemanha, pretende animar assim o centro da cidade nesta quadra natalícia. Na Alemanha, é habitual realizarem-se feiras de Natal, nas principais praças das cidades, onde se podem saborear as típicas salsichas, acompanhadas com canecas de vinho quente.
Em Viseu, as casinhas estão ocupadas por comerciantes que vendem bolos e doces, chocolate quente, cerveja, bombons e gomas. Noutras são vendidos produtos regionais. As casinhas de Natal são dinamizadas pela autarquia, em colaboração com a Associação Comercial e a Região de Turismo Dão Lafões. Os comerciantes, de uma forma geral, elogiam a iniciativa.
“Coisas deste género devem repetir-se, porque aproximam as pessoas. O Rossio, que muitas vezes é frio e vazio, está cheio de gente. Esperemos que assim continue”, referiram alguns deles ao DIÁRO AS BEIRAS. Outros não escondiam a sua surpresa e agrado com a forma “harmoniosa e enquadrada como as casinhas da aldeia de Natal encaixaram no Rossio”.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, que garante não se realizar nenhuma outra iniciativa do género em Portugal, está, também ele, deveras confiante no sucesso da iniciativa. Para o próximo dia 23, está previsto um “Nevão de Natal”, o que será conseguido através de uma máquina que projectará neve no Rossio.
Texto de António Figueiredo in Diário As Beiras
Sem comentários:
Enviar um comentário