sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Nevão no Natal viseense

Chova ou faça sol a cidade vai ter um nevão no Natal

Dia 23 de Dezembro. Domingo. Ao início da tarde, chova ou faça sol na cidade de Viseu, um forte nevão vai abater-se sobre a Praça da República, vulgo Rossio, num regresso há muito desejado. Durante duas horas, uma máquina vai projectar para o ar, a cerca de 10 metros de altura, milhões de flocos que irão cobrir de branco o chão, as árvores e as duas dezenas de 'casinhas' gastronómicas que a Autarquia vai implantar na 'sala de visitas' da cidade.

O evento faz parte do programa - "Vá às compras com o Pai Natal e seja surpreendido no comércio local", organizado pelo Gabinete de Promoção do Centro Urbano de Viseu (UAC) da Associação de Comerciantes do Distrito de Viseu (ACDV).

Preparado a partir de parcerias pontuais com algumas entidades (Lions, coro da escola João de Barros e Exército), em ligação estreita com o programa paralelo da Autarquia e com a total cumplicidade dos lojistas, o programa da ACDV arranca ao início da tarde do dia 8, com a chegada do velhinho das barbas brancas que, por uma vez, promete trocar o trenó e as renas por uma potente moto.

"Convidámos o motard Paulo Matias para assumir o papel de Pai Natal. Uma chegada em grande estilo que, estamos certos, vai agradar ao público", vaticina Gualter Mirandez, presidente da ACDV.

Até 24 de Dezembro, irão multiplicar-se actividades criativas, no centro da cidade e zona histórica, com o objectivo, expresso pela organização, de cativar e induzir o público a fazer as suas compras natalícias no comércio tradicional.

Entre os dias 10 e 15, será montada uma tenda, no Mercado 2 de Maio, para receber alimentos, roupas e brinquedos que mais tarde serão distribuídos por quem mais precisa. O público será sensibilizado para este acto solidário através do convite que cada lojista entregará aos seus clientes.

Na praça do Rossio, a partir do dia 14, a ACDV vai instalar uma casinha de madeira - idêntica às duas dezenas onde será possível saborear algumas iguarias da quadra -, onde o Pai Natal estará em permanência. Neste espaço, as crianças poderão entregar as suas cartas com pedidos, sendo que a melhor será premiada com um passaporte para compras gratuitas.

A 21, os restaurantes do Centro Histórico vão preparar ceias de Natal com oferta das sobremesas. Em vários pontos da cidade, haverá parques com insufláveis para as crianças.

Animação problemática

O programa de animação da cidade durante a quadra natalícia, delineado com o objectivo de atrair clientela ao comércio tradicional, não esconde a crise que aflige o sector. Quem o diz é Gualter Mirandez, presidente da ACDV, que anuncia para a próxima segunda-feira, dia 10, um encontro onde os problemas serão debatidos ao mais alto nível. "O presidente da Confederação do Comércio Português, António Silva, vai estar na nossa associação a partir das 21 horas para, em unidade, discutirmos a crise que nos está a afectar há alguns anos", anuncia o dirigente.
texto Teresa Cardoso in Jornal de Notícias

Sem comentários: