segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Casinhas do norte da Europa inovaram festas natalícias

As duas dezenas de casinhas que emprestaram ao Natal dos viseenses um ambiente ao bom estilo do norte da Europa com a oferta, em pleno Rossio, de bebidas quentes, doces, flores, vinhos e artesanato, vão regressar na próxima quadra. Em maior número, com uma oferta mais diversificada de produtos e com uma aposta mais firme na gastronomia regional.


A decisão foi avançada ontem pela organização durante o encerramento dos programas festivos. A cerimónia ficou ainda marcada pela eleição, entre as duas dezenas de aderentes, da casinha de Natal mais bem decorada o "Jardim da Ângela".O encerramento dos festejos natalícios, em dia de Reis, foi pretexto para que mais de uma dezena de colectividades do concelho viessem à cidade cantar as Janeiras. Uma manifestação cultural com raízes antigas na região, que atraiu ao Rossio centenas de pessoas.


Fernando Ruas, presidente da autarquia, sublinhou a importância das associações na concretização do programa "Viseu a minha terra Natal". "Estiveram presentes no Presépio Vivo, nos Cânticos de Reis e nos encontros de cantares realizados nas freguesias. Sem elas, seria muito difícil pôr este projecto em marcha", reconheceu.


Organização assumiu riscos


A Câmara de Viseu, a Associação de Comerciantes e a Região de Turismo Dão Lafões admitem ter corrido "riscos" ao porem em marcha o projecto de animação, sobretudo a compra das casinhas que animam o Natal em alguns países do norte da Europa. "Foi uma ideia pioneira e a reacção dos viseenses era uma incógnita. Afinal, foi um sucesso. Não me lembro de um 23 de Dezembro com tantos viseenses na rua", confessou Ruas.

"Queríamos ajudar os comerciantes a combater a crise e creio que o conseguimos. Para o ano vamos melhorar a oferta de animação. O lançamento de neve verdadeira vai depender dos custos", afirmou Gualter Mirandez, da Associação de Comerciantes.

Adriano Azevedo, presidente do Turismo, admitiu que é com acções inovadoras, como as deste ano, que se atraem mais visitantes à região.


Texto e foto de Teresa Cardoso in Jornal de Notícias (07-01-2008)

Sem comentários: