segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Selecção Nacional em VISEU

Viseu é "talismã" de várias equipas de atletas de diferentes modalidades. Por isso, todos os olhares vão estar voltados para o Hotel Montebelo durante a estadia da Selecção A. Cristiano Ronaldo, Scolari e companhia terão três pisos reservados para trabalharem e terão todos os pedidos satisfeitos.
A cidade de Viseu é conhecida pela sua arte de receber bem, uma qualidade que os jogadores e a restante equipa técnica da Selecção Portuguesa irão comprovar pessoalmente.

Apesar de ainda ser muito cedo - uma vez que o estágio se realiza de 18 a 31 de Maio - o Hotel Montebelo, que irá servir de quartel-general ao grupo das quinas, já começa a delinear uma estratégia para que tudo esteja preparado quando os "convidados de honra" chegarem.

O facto de aquela unidade hoteleira, que faz parte do Grupo Visabeira, estar habituada a receber outras equipas - como aconteceu a propósito do estágio do Futebol Clube do Porto na cidade - contribui para o ambiente de tranquilidade que se vive no empreendimento.
Este foi um dos aspectos destacados ao nosso Jornal pelo director do Hotel Montebelo, António Machado Matos, que adianta não haver ainda muitos pormenores sobre as necessidades que a equipa vai ter. Ainda assim, assegura que serão feitos todos os esforços para responder aos pedidos feitos pelos jogadores, desde o mais elementar ao mais complicado.

PrivacidadeA privacidade do grupo será a palavra de ordem, pois o responsável considera que é preponderante que o trabalho durante o estágio seja feito dentro do previsto.
Por isso, estima-se que três andares - ou seja, cerca de 60 quartos - sejam destinados apenas à Selecção Nacional e eventuais convidados.

António Machado Matos revela que os pisos terão independência em termos de enfermaria, rouparia e mesmo para questões administrativas.Relativamente ao facto dos quartos serem individuais ou 'twin' (duplos), dependerá do pedido feito pela Federação.

O mesmo acontece em relação à alimentação. A equipa poderá estar acompanhada do 'chef', mas se isso não acontecer o Montebelo irá cumprir as ementas deixadas pelos médicos e nutricionistas dos atletas.

A privacidade irá estender-se à sala de refeições, à utilização da piscina, do SPA, e das áreas de convívio.

Para que a preparação seja levada ao máximo, o Grupo Visabeira irá disponibilizar todo o acesso à área de manutenção física do Palácio do Gelo (que em Maio já está aberto), ao Golfe e ao Centro Hípico.
Satisfação

"É um contentamento para Viseu e para nós receber a Selecção, pois não é todos os dias que somos palco de um estágio tão importante como é este para o Europeu", concretiza António Machado Matos, esperançado de que a cidade seja um óptimo talismã para a equipa das quinas.

"Este é um dos momentos mais importantes para a cidade e para a região"


"Nos últimos tempos, este é o acontecimento mais importante para a cidade e para a região". É desta forma que o presidente da Região de Turismo Dão Lafões (RTDL), Adriano Azevedo, classifica a decisão da Federação Portuguesa de Futebol de escolher Viseu como a anfitriã do estágio da Selecção Nacional para o Campeonato Europeu.

Para o responsável, o concelho vai estar no centro das atenções durante várias semanas, não só porque receberá a equipa das quinas, mas também devido a todo um mediatismo que se encontra associado à presença dos craques da bola.

Em termos turísticos, explicita Adriano Azevedo, as vantagens são inúmeras, até porque iremos beneficiar da projecção das características da cidade em termos de hotelaria, restauração e não só, que são das melhores do país.

Por outro lado, e como a Selecção Nacional inclui muitos dos mais conceituados jogadores a nível mundial, Viseu será também o alvo das atenções dos estrangeiros e, sobretudo, dos vizinhos espanhóis, que poderão deslocar-se até cá para ver de perto alguns dos atletas.

"Há sempre muita curiosidade e expectativa", refere o presidente da RTDL, revelando que será elaborado um plano para divulgar a cidade. É que além dos períodos de treino e concentração, que são importantes para que a equipa vá bem preparada para o Campeonato, haverá momentos de lazer. Para preencher estas épocas, a Câmara de Viseu e a Federação deverão realizar um programa detalhado com o que de melhor a cidade tem para oferecer aos visitantes.

Entidades felizes com a escolha de Viseu
A Federação Portuguesa de Futebol deu a melhor das notícias a todos os viseenses. A Selecção Nacional "A" irá realizar o estágio de preparação para o Euro2008, todo ele, na cidade de Viseu. O tempo é de festejar esta pequena 'grande' conquista
Por esta é que poucos esperavam.
A cidade de Viseu vai receber, entre 18 e 31 de Maio, a Selecção de Futebol, num estágio de preparação para o Campeonato da Europa que se realiza na Áustria e Suíça. A revelação foi feita pela Federação Portuguesa de Futebol no final da tarde de sexta-feira, tendo Viseu sido 'contemplado' com o enorme prestígio de receber as grandes estrelas do futebol português durante mais de semana e meia.Esta torna-se assim a maior conquista viseense, no plano desportivo, em 2008, depois de, numa operação de candidatura conjunta entre a Câmara Municipal de Viseu, Associação de Futebol de Viseu e Grupo Visabeira, estas entidades terem conseguido brindar os adeptos de futebol da região com uma oportunidade quase única.O local de treino deverá ser, naturalmente, o Estádio do Fontelo, sendo o que melhores condições tem para acolher a preparação de Portugal, embora outros locais devam ser integrados no estágio da Selecção. Sabe-se também que no dia 31 de Maio, no Fontelo, Portugal irá realizar um jogo amigável, embora o adversário ainda não seja conhecido.
Assim, Viseu tornar-se-á o centro das atenções desportivas, por onde deverão passear 'estrelas' como Cristiano Ronaldo, Nuno Gomes, Ricardo Quaresma, Deco, entre muitos outros.As consequências desta decisão só podem ser positivas para as 'terras de Viriato', quer no panorama turístico, cultural, económico ou desportivo.
Madaíl rendido às condições da cidade de Viseu
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol mostrou-se confiante nas boas instalações desportivas da cidade de Viriato para acolher a Selecção. "Após ponderadas outras hipóteses que nos foram apresentadas, optámos por Viseu, que já havia manifestado a intenção de acolher a selecção antes do Mundial de 2006, em alternativa a Évora. A FPF tem a certeza de que encontrará nesta cidade todas as condições necessárias para fazer este estágio, num clima de tranquilidade, até porque a selecção estará em Viseu para trabalhar e para se preparar para um Europeu muito importante.
Madaíl mostrou-se ainda esperançado em que os viseenses dêem sorte à campanha portuguesa no Euro2008. "Estou certo que iremos ter em Viseu todo o apoio dos viseenses e pode ser que as terras de Viriato fiquem como um grande símbolo de um Campeonato tão importante quanto este Europeu.
Dirigentes da AF Viseu 'muito satisfeitos' com decisãoSabendo da importância da escolha de Viseu como local de estágio da Selecção, os dirigentes máximos da Associação de Futebol de Viseu não poderiam estar mais satisfeitos. Ao Diário de Viseu, José Alberto Ferreira, presidente da AF Viseu, manifestou-se emocionado. "Esta vitória, não é só da Associação, sendo ainda mais para as outras duas entidades que se associaram para esta candidatura: a Câmara Municipal de Viseu e o Grupo Visabeira". Acrescentou que "sem o seu apoio e disponibilidades das instalações que detêm, nunca seria possível à AF Viseu avançar para uma realização de tão grande envergadura. Estou muito satisfeito e até emocionado, porque este era um dos meus sonhos, antes de terminar o meu mandato como responsável máximo da Associação. Depois tenho que agradecer de forma muito reconhecida a quem, de imediato, acedeu ao nosso projecto e colocou no mesmo todo o seu empenhamento.
A Câmara Municipal vai disponibilizar a toda a comitiva as suas infra-estruturas desportivas, como o Complexo Desportivo do Fontelo, onde para além de dispor de campos relvados, sintéticos, piscinas, pavilhão, há também a própria Mata do Fontelo onde os jogadores e técnicos podem fazer toda a sua oxigenação, sempre importante para uma boa preparação com vista a enfrentar uma prova tão exigente como é o Campeonato da Europa".
Também Rui Faria, vice-presidente da AF Viseu e relações públicas da mesma, expressou a sua satisfação. "É uma alegria imensa para nós, porque isto vai engrandecer ainda mais o prestígio da AF Viseu, a quem temos dado o melhor de nós. É, ainda, um reconhecimento das nossas capacidades de organização que já foram demonstradas noutras situações, em que a FPF nos chamou para realizações internacionais. Vamos fazer tudo para que a Selecção se sinta rodeada de todas as condições necessárias ao desenvolvimento do seu trabalho inerentes a um bom estágio".
In Diário de Viseu (28-01-2008)

Sem comentários: