segunda-feira, 31 de março de 2008

A maior Pousada de Portugal

Pousada de Viseu

Edificada no antigo Hospital de S.Teotónio, a 5 minutos a pé do centro histórico da cidade de Viseu (a cerca de 100 km da fronteira espanhola), a Pousada de Viseu abrirá as suas portas no último trimestre de 2008.

- 84 quartos (a maior Pousada de Portugal)
- claustro com capacidade para 400 pax
- 3 salas de reuniões polivalentes
- 1º Spa da rede Pousadas (piscina interior, salas de massagens, sala de relax, ginásio, sauna, banho turco, fonte de gelo e duche tropical)
- restaurante
- bar

De todas as recordações que trouxe de Viseu, a mais preciosa é esta imagem que me vem à cabeça de manchas verde-tília, praças cheias de riso e a temeridade do herói lusitano.
Não há quem me tire da cabeça a imagem que guardo de Viseu. É um colorido renque de tílias majestosas a sombrear o Rossio e, mais abaixo, as magnólias em flor, no fim da Primavera.
É o coração da cidade, onde tudo se agita com uma nova vida desde que se requalificaram o espaço e os monumentos.
Os edifícios que traçam o centro, originários do século XIX, permanecem imponentes marcando o compasso do tempo, enquanto as ruas devolvidas aos cidadãos e as praças, cheias de gente, testemunham o sucesso do trabalho assinado por Siza Vieira e Souto Moura.
São as paisagens deslumbrantes, dentro e fora da cidade, o convite a descansar os olhos no verde das Serras da Arada, Freita, Caramulo e Montemuro ou nas cores ilimitadas das pinturas de Grão Vasco. Fica mesmo ali, à mão, no Paço dos Três Escalões, o Museu onde estão os quadros de um dos mais geniais pintores portugueses!
É a severidade e a nobreza granítica, a temeridade e persistência do guerreiro Viriato, líder da tribo Lusitana que resistia à invasão romana da Península Ibérica, cuja figura ficou indelevelmente gravada no espírito e na pedra de Viseu.
Esta imagem feita de mil experiências, emoções e até alguma imaginação, é a minha recordação de Viseu. Que bom que é poder fechar os olhos e lembrar as festas que enchem de arte os meses de Verão, os sabores de alguns dos mais reputados vinhos portugueses. Entre todas as recordações que trouxe de Viseu, a mais preciosa é o prazer de descobrir com amigos o que de melhor Portugal tem.


in Turismo de Portugal

Sem comentários: