domingo, 9 de março de 2008

Região de turismo lança rotas turísticas

Já a partir deste mês de Março, a Região de Turismo Dão lafões (RTDL) vai lançar quatro rotas turísticas temáticas, traçadas na cidade de Viseu, a partir das quais os turistas poderão partir à descoberta "de um mundo de experiências" em toda a região Dão Lafões.
A ideia, operacionalizada pela RTDL, surgiu a partir de um conjunto de reflexões em conjunto com a Universidade Católica e o Instituto Politécnico de Viseu e visa criar um produto organizado que atraia turistas a Viseu.
"Temos que considerar que Viseu tem que passar a constituir um destino turístico. Tem potencial para o ser, mas ainda não o é, precisa de operacionalizar as suas marcas importantes", justifica o presidente da RTDL, Adriano Azevedo.
O mote escolhido para as quatro rotas são "figuras lendárias por si só atractivas": Viriato, Grão Vasco, Amor de Perdição (livro de Camilo Castelo Branco) e Aquilino Ribeiro. Adriano Azevedo considera que a região só pode ser um destino turistico se tiver" em Viseu "a atracção mais forte de todas, pela cidade e pelas suas figuras transversias à história".
As quatro rotas já devidamente estruturadas estão a ser comercializadas pelas agências de viagens - para já apenas pela agência Abreu - e serão operacionalizadas no terreno pelas empresas de animação, pelos hotéis e pelas termas da região, sendo os frequentadores acompanhados por guias turistos na cidade.
O turista pode comprar um pacote de dois ou três dias. Escolhe uma das rotas, que a partir de Viseu, o leva depois a um conjunto de experiências que podem passar pelos spas termais, pelo desporto activo nas serras ou nos rios da região, por visitas a aldeias típicas, por uma experiência de Golfe, hipismo e visitas às quintas do vinho do Dão.
"Estas rotas vão permitir ao turista fazer coisas que não faz em mais lado nenhum do país, como fazer a rota aquiliniana, a rota da água em Vila Nova de Paiva. E é isso que é importante, porque é isso que permite competir com a actividade turística", reforça Adriano Azevedo.
O responsável realça que os pacotes turísticos vão poder ser adquiridos nas agências de viagens mas também pela internet através do site da RTDL (www.rtdaolafoes.com), onde é possivel fazer a inscrição e escolher o pacote desejado.
Adriano Azevedo acredita que a medida vai fazer crescer o número de turistas na região, já a partir do próximo Verão. No entanto, o presidente da RTDL admite que a iniciativa só conseguirá os resultados pretendidos quando houver uma verdadeira recuperação do centro histórico de Viseu.

Rota de Viriato/ Viseu dos Romanos à Idade Média
A rota começa junto à Cava de Viriato, passa pela casa da Ribeira, pela Rua Direita, a Rua Formosa, pelo centro histórico e termina com um passeio em torno da Sé Catedral
Rota de Grão Vasco/Viseu do Renascimento
A rota começa junto ao Museu Grão Vasco. Segue-se uma visita aos claustros D. Miguel da Silva e ao interior da Sé onde se encontra o Museu de Arte Sacra. Percorre a Calçada da Vigia, o Largo Mouzinho de Albuquerque e a Porta dos Cavaleiros. Termina no Fontelo.
Rota Amor de Perdição/Viseu Romântico do século XIX
A rota tem como centro o Largo Mouzinho de Albuquerque onde se pode observar o local que foi cenário do filme baseado no livro "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco, ao cineasta Manoel de Oliveira. Inclui outros solares e igrejas que ilustram a época.
Rota Aquilino Ribeiro/ Viseu
Republicano do século XXA rota começa na Rua do Arco junto à Porta dos Cavaleiros, por onde Aquilino Ribeiro terá entrado pela primeira vez em Viseu. É das rotas mais preenchidas, com a particularidade de ter uma paragem no parque da cidade com o nome do escritor. Termina no Paço do Fontelo onde Aquilino esteve preso e de onde se evadiu.

Texto deEmília Amaral, Jornal do Centro, ed. 312, 07 de Março de 2008

Sem comentários: