sexta-feira, 11 de abril de 2008

Palácio do Gelo: Mais vida no Centro

A abertura do Palácio do Gelo em Viseu, em 1996 pelas mãos do Grupo Visabeira deu à cidade e à região um conceito totalmente inovador naquela época. O empreendimento concentrava no mesmo espaço, centro comercial, lazer e desporto. Foi ali que se realizam eventos de dimensão internacional como os primeiros campeonatos de patinagem no gelo e o nascimento da Selecção Nacional de Hóquei no Gelo.
Passados 12 anos, a estrutura, agora Palácio do Gelo Shopping, prepara-se para reabrir as portas dia 15, com o mesmo conceito mas objecto de uma profunda ampliação e modernização das instalações, renascendo como o maior pólo de comércio e lazer de Viseu.

O vice-presidente do Grupo Visabeira, Pedro Reis em entrevista ao Jornal do Centro, publicada na revista "100 Maiores Empresas do distrito de Viseu" referia que o investimento "foi pensado e dimensionado em função dos níveis de desenvolvimento e procura da cidade, da região, do contexto nacional e das vizinhas áreas urbanas de Espanha". O responsável citava "algumas das áreas do Palácio do Gelo como, por exemplo, a pista de gelo ou o inovador Spa" e reconhecia-as como "referências indiscutíveis no contexto".

O novo Palácio do Gelo representa um investimento global superior a 90 milhões de euros, realizado na totalidade pelo Grupo Visabeira e a criação de mais de 3.200 postos de trabalho.
Com uma área total construída de 175 mil metros quadrados, o edifício de oito pisos, com uma arquitectura e design inovadores, dispõe de 164 lojas, entre elas o hipermercado Jumbo a funcionar há nove meses com uma área de 11.500 metros quadrados e a loja FNAC que se assume como um novo espaço cultura na região, e cinco mil metros de restauração.
Na cultura e lazer, os frequentadores poderão desfrutar de nove mil metros quadrados de terraços panorâmicos, piscinas (uma delas olímpica, ver caixa ao lado), ginásios, squash e Spa. Na área do entretenimento, o novo Palácio do Gelo dispõe de seis salas de cinema, uma pista de gelo, rede wifi em todo o centro e espaço de entretenimento infantil.

Mais vida no Centro

"Mais Vida no Centro" é o slogan adoptado pelo novo shopping. A Visabeira numa comunicado de apresentação, salienta que o empreendimento "tem na sua génese o conceito base dos centros comerciais nacionais mais emblemáticos, distinguindo-se por conseguir o exclusivo de marcas de prestígio internacional em Portugal.
Mas o slogan pretende realçar que, segundo o mesmo comunicado, "com a preponderância do novo complexo, a malha urbana de Viseu mudou e tem agora um novo centro, junto à primeira circular", encontrando-se "totalmente integrado na cidade".
A nível regional, o novo Palácio do Gelo, está localizado numa zona de intercepção das duas principais vias de comunicação que atravessam a região (A25 e A24). Segundo a Visabeira, a área de captação "engloba o pólo populacional da Beira Alta e Beira Interior, beneficiando da acessibilidade privilegiada até Aveiro e Coimbra, bem como até à Guarda e Lamego".
"Num raio de 40 minutos, a população é superior a 500 mil habitantes", especifica.

Edifício com oito pisos
Piso -2
Quatro piscinas (uma olímpica), squash, spa, ginásios, clube de saúde, cabeleireiro e lojas
Piso –1
Hipermercado Jumbo e serviços
Piso 0
Equipamento para o lar, decoração e serviços
Piso 1
Cultura, moda e acessórios
Piso 2
Cinemas, moda, acessórios e artigos infantis
Piso 3
Pista de Gelo, restauração, terraços panorâmicos
Pisos 4 e 5
Centro de Inovação e Desenvolvimento do grupo Visabeira

Piscina para competições oficiais

Uma piscina olímpica, de 50 metros, duas outras de 20 e 12 metros e ainda um "chapinheiro" para os mais pequenos, é o que o novo Palácio do Gelo oferece ao nível da natação. A aposta passa por aumentar a oferta existente no antigo Palácio dos Desportos, com um investimento em estruturas que permitem dar resposta ao crescente número de pessoas que procura a natação, uma resposta às suas necessidades de desporto e lazer. A homologação da piscina de 50 metros para competições oficiais será um passo a dar no futuro. A Visabeira assume a vertente empresarial do projecto, onde o objectivo passa pela utilização comercial das piscinas, embora os seus responsáveis não enjeitam a possibilidade de o espaço vir a acolher competições oficiais de natação. Sandra Barbosa, directora geral da Movida, empresa que gere as vertentes desporto e bem-estar no Grupo Visabeira, adianta: "Com as piscinas vamos tentar desenvolver o conceito de hidroginástica num nicho de mercado específico, nomeadamente a Terceira Idade, através da hidroterapia. Para além disso, na piscina de 50 metros vai ser possível desenvolver aulas de natação e realizar competições".

FNAC com identidade regional

A FNAC Viseu é uma das lojas âncora que o Palácio do Gelo vai receber a partir do dia 15. Durante a sessão de apresentação do novo espaço cultural, o director, Jorge Silva referiu que vai ser uma loja "com alguma inovação" e com "bastante identidade regional".
Apesar do programa já definido dispor de uma oferta nacional, a direcção da nova FNAC pretende "trabalhar com agentes locais". Para tal está já a desenvolver iniciativas com bandas locais e associações como a ACERT, o Grupo de Teatro da Academia da Escola Superior de Educação de Viseu, com o pintor Pedro Albuquerque e a associação Gira Sol Azul.
Até domingo, dia 13, a FNAC Viseu presenteia a cidade com uma programação cultural ao ar livre. No dia 15 a inauguração da loja decorre a partir das 20h30. O evento contará com a presença da vocalista dos Clã, Manuela Azevedo, e do jornalista Júlio Magalhães convidados para padrinhos da nova loja.

Pista de Gelo é valência âncora
"Como o próprio nome do Palácio do Gelo indica, a pista é a estrutura âncora", salienta o director de relações públicas e comunicação interna do Grupo Visabeira, José Arimateia.
A pista de gelo, instalada no piso 3 onde se encontra a restauração e os terraços panorâmicos, vai "manter a sua tradição" com duas vertentes distintas: Cultivando uma vertente pedagógica, a pista vai estar aberta a aulas de iniciação e aprendizagem. Na vertente da competição, a estrutura vai continuar a receber competições desportivas e eventos nacionais e internacionais.

texto de Emilia Amaral in Jornal do Centro (11-04-2008)

3 comentários:

Anónimo disse...

viva o aquecimento global e o palácio do DEgelo

Anónimo disse...

ke gaju mongo

Anónimo disse...

"Na vertente da competição, a estrutura vai continuar a receber competições desportivas e eventos nacionais e internacionais."

ahahha que piada:O no meio dos restaurantes e com aquele perimetro, receber competiçoes desportivas? ahah piada...