segunda-feira, 26 de maio de 2008

Agir como Viriato na "luta" do Europeu, pedem aos jogadores ilustres de Viseu

Viseu, 26 Mai (Lusa) - O exemplo de Viriato, líder da tribo lusitana que lutou contra os romanos, é deixado aos jogadores da selecção portuguesa de futebol por figuras públicas de Viseu, num Livro de Honra que lhes será entregue esta semana.
A ideia de fazer um Livro de Honra, com dois volumes - um para os ilustres e o outro para todos que pretendam deixar uma mensagem de incentivo à selecção - partiu de um antiquário do centro histórico de Viseu, que desde a chegada da selecção, há uma semana, ostenta na sua fachada um gigante pano com a inscrição "A espada e o escudo de Viriato à conquista da Europa".
Agostinho Matos, proprietário do antiquário Saeculorum, contou à Agência Lusa que a ideia do Livro de Honra - cujos dois volumes foram feitos por si, à mão - "foi mais uma com o objectivo de chamar as pessoas ao centro histórico", para que o assinassem.


A frase que colocou no pano da fachada do prédio parece ter inspirado muitos dos ilustres que já desenharam cuidadosamente letras no primeiro volume, deixando os seus votos para os 23 eleitos que vão disputar a fase final do Europeu de 2008.
"Ide seguros, norteados pelos ideais de excelência, rumo à vitória, espalhando o esplendor de Portugal, seguindo o exemplo e animados pela coragem, astúcia, destreza, sagacidade e valentia do nosso herói Viriato que, nestas lindas terras e com estas obreiras gentes, quão bem se organizou, treinou, defendeu, atacou e venceu", escreve-lhes o comandante distrital da GNR, tenente coronel Amaral Dias.
Também o historiador Alberto Correia lembra que "há dois mil anos os guerreiros de Viriato partiam das suas montanhas para essa luta contra os adversários romanos e empenhavam-se com alma, porque apenas valia voltar vitoriosos", enquanto que na tribo ficavam as crianças, as mulheres e os heróis antigos a rezarem aos deuses enquanto os aguardavam, "com bandeiras e cantos de louvor".
"Quem fica, agora, em Viseu e em todo o país, aguarda-vos, no regresso, vencedores, as mãos com bandeiras levantadas e, lá no meio, desfraldando, Portugal", acrescenta.
Mais cauteloso e apelando à humildade, o Bispo da Diocese de Viseu, D. Ilídio Leandro - que estreou o Livro de Honra - pede aos jogadores "que se sintam uma selecção entre e com as outras, a saberem saborear a festa da participação, dando sempre os parabéns a quem vencer e aceitando, desportivamente, que nem sempre ficarão em primeiro lugar".
Ainda assim, o prelado acrescenta: "Porém, ficarei feliz e, comigo, toda a diocese que, enquanto for possível o primeiro lugar, não se contentem com o segundo".
Para o caso de esta "bênção" de D. Ilídio Leandro não resultar, Agostinho Matos já fez também um pedido à senhora de Caravaggio, através de uma pintura que executou sobre uma tábua do século XVIII, na qual colocou uma moldura da mesma data, que tem exposta numa montra.
A encimar a pintura - que mostra uma imagem da senhora de Caravaggio a ajudar um jogador português - aparece a inscrição " Milagre q fará a senhora de caravaggio q estando em Viseu a selecção le implorarão e esta os levará ao juízo da final e o S. Pedro le adabrir as portas da vitória".
Agostinho Matos explicou à Lusa que se trata de um "ex-voto", uma forma usada antigamente para mostrar publicamente a gratidão aos santos por uma graça ou milagre concedidos.
"Antigamente fazia-se isto depois do pedido concedido e escrevia-se 'o milagre que fez', mas aqui teve mesmo de ser 'o milagre que fará' a senhora de Caravaggio", gracejou.
O primeiro volume do Livro de Honra conta já também com as mensagens dos presidentes da Assembleia Municipal, Almeida Henriques, da Sociedade Urbana de Reabilitação, Américo Nunes, da Associação Empresarial da Região de Viseu, João Cotta, entre outros.
Vermelhos e com inscrições douradas, e tendo como separadores três fitas com as cores da bandeira nacional, os dois volumes do Livro de Honra, de 50 páginas cada, prometem dar motivos aos jogadores para se dedicarem à leitura.

AMF
Lusa/fim

1 comentário:

festascavernaes2008 disse...

Boa tarde
Sou Carlos Figueiredo e sou de Viseu
No proximo dia 1 de Junho vamos realizar um passeio BTT por Terras de Cavernães.
Agradecia que divulga-se pela vossa base de contactos este evento.
Se precisarem de mais informações pode ir a
festascavernaes2008.blogspot.com
ou por TLM 961527665

Sem mais a tratar,
Cumprimentos
Carlos Figueiredo