sábado, 17 de maio de 2008

Um oásis em Viseu à espera da selecção

Acomitiva portuguesa tem à sua espera, em Viseu, um oásis erguido na vertical, a escassos minutos da zona histórica da cidade. O Hotel Montebelo, quartel-general da equipas das quinas durante as próximas duas semanas, está preparadíssimo para receber os craques, que vão ocupar os três pisos superiores da unidade, em clima de total privacidade. Mais perto do céu, mais perto do sonho...

Há um frenesim pouco habitual na ampla recepção do Hotel Montebelo. Funcionários em passo acelerado, sons estranhos invadem a tranquilidade de uma estrutura com classificação cinco estrelas. Percebe-se que vai acontecer algo em grande. E vai mesmo. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) escolheu o Hotel Montebelo para se instalar em Viseu, onde a selecção estagiará, a partir de depois de amanhã e até dia 31, de olhos postos no Euro 2008.

Os craques vão ter tratamento de excepção, bem longe dos olhares curiosos dos fãs. Para que haja sossego, estes hóspedes especiais ficarão instalados no 4.º, 5.º e 6.º pisos. Pisos estanques, bem entendido, pois apenas o pessoal do hotel terá acesso às áreas reservadas.

O campo de golfe do Montebelo, a cerca de 12 quilómetros do hotel, onde a equipa nacional se deslocará duas vezes, para realizar trabalho aeróbico, também reserva uma área a ser utilizada em regime de exclusividade, abraçada pela quietude de um bosque magnífico.

A FPF ocupará 51 quartos individuais, todos os dos três andares, nos quais se incluem quatro suites. Os jogadores terão privacidade total, cada qual no seu quarto, com televisão, Internet e todas as facilidades comuns em hotéis topo de gama, para além de uma vista privilegiada sobre a Serra do Caramulo.

É claro que os craques precisam de conviver. Por isso, existe um piso inferior como área de apoio. É lá que os jogadores vão comer, ouvir as indicações mais técnicas de Luiz Felipe Scolari, jogar uma partida de bilhar, ou mergulhar na piscina interior.

Vamos por partes. A sala Gralheira está destinada às refeições. Duas mesas colectivas - uma para os jogadores, outra para corpo técnico, dirigentes e pessoal de apoio -, com a particularidade de a disposição ser frequentemente alterada, para quebrar a monotonia. Ali mesmo ao lado, um sumptuoso Spa, que está pronto para ser fechado, caso alguém da comitiva pretenda utilizá-lo. É lá que se encontram a magnifica piscina interior, a sauna e o banho turco. No mesmo piso, está a sala de jogos. Com matraquilhos, bilhares, mesas para partidas de cartas e umas quantas consolas para quem quiser testar as habilidades nos videojogos.

O acesso a esta área, para evitar contactos indesejáveis, será feito por um elevador que, enquanto a selecção estiver no hotel, apenas poderá ser utilizado pela Federação. Tem capacidade para 13 pessoas, o que permite o rápido transporte de toda a gente. Três viagens e... já está.

Segurança máxima

Para além da segurança da FPF, o hotel reforçará os seus quadros nesta área. E porque Cristiano Ronaldo e outras vedetas andam por ali, todos os cuidados são poucos. As reservas para o período em que a selecção estiver no Montebelo são criteriosamente avaliadas pela direcção do empreendimento e só depois aceites. Não vá algum tablóide inglês aventurar-se... De qualquer maneira, seria sempre complicado chegar ao contacto. Como qualquer quartel-general que se preze, também este tem segurança máxima.
Texto in Jornal de Noticias de 17-05-2008

Sem comentários: