quinta-feira, 8 de maio de 2008

"Uma oportunidade única para a cidade de Viseu"

"Não é por acaso que a selecção nacional vai estagiar em Viseu", assinala o edil da cidade beirã, Fernando Ruas, destacando a importância de ter a comitiva lusa, a partir do dia 19, em terras de Viriato. A cidade está preparadíssima para inspirar os eleitos de Luiz Felipe Scolari e, tratando-se de uma urbe interior, o autarca encara o momento como "uma oportunidade única" para Viseu se mostrar ao mundo.

"Indo eu, indo eu, a caminho de Viseu"
A cantiga popular ajuda a retratar o impacto resultante da presença da selecção. Entre os dias 19 e 31 deste mês, os olhares dos portugueses vão encaminhar-se para Viseu. Fernando Ruas não tem dúvidas quanto à forma carinhosa como a cidade, cuja autarquia preside há 18 anos, irá receber a selecção. A escolha de Viseu como ponto de partida para o Campeonato Europeu de 2008 é o reconhecimento merecido de um concelho virado para o futuro.
"As pessoas vão poder constatar, com os próprios olhos, que a cidade respira modernidade. Aliás, não é por acaso que a selecção nacional vai estagiar em Viseu. Encontraram condições ao nível das máximas exigências. No fundo, trata-se do reconhecimento das infra-estruturas existentes no concelho", apontou o edil viseense, em conversa com o JN.
Para uma cidade escondida, com vista para a Serra da Estrela, o retorno é incalculável. Tantas vezes esquecida, Viseu será ponto obrigatório nas agendas da comunicação social. Um retorno muito importante, perspectiva Fernando Ruas "Estamos perante uma oportunidade única para a cidade de Viseu, pois daqui resultará um capital de imagem muito importante". Nem sempre é fácil ter posição no mapa dos noticiários, mas Viseu é, de facto, uma cidade diferente, desde logo porque contraria a tendência para a perda de habitantes, um sinal inequívoco de que há qualidade de vida e emprego, mesmo longe dos grandes centros.
"A cidade cresceu muito ao longo dos últimos vinte anos. Temos mais vinte mil habitantes do que há duas décadas", assinala o autarca. E o futebol vem mesmo a calhar, para saciar o povo. Aliás, em iniciativas de rua organizadas durante os últimos grandes certames em que a selecção nacional marcou presença - Euro 2004 e Mundial 2006 -, Fernando Ruas constatou a adesão massiva dos viseenses. Segundo o edil, a população local exibe traços muito comuns aos emigrantes que Portugal encontrará em território suíço. Portanto, os jogadores lusos também vão poder ambientar-se à componente afectiva.

Custos residuais
Durante as duas semanas do estágio, Viseu fervilhará ao nível desportivo e cultural, pelo que também há investimento humano e financeiro. Trocando por euros, Fernando Ruas revela que os custos não são significativos, pois algumas iniciativas já faziam parte do calendário viseense. "O que houve foi necessidade de enquadrar alguns programas nestes dias", explicou.

Está tudo pronto.
Só falta mesmo chegarem os craques, que, dois dias antes do fim do estágio, dia 29, às 11 horas, serão recebidos no salão nobre dos Paços do Município.
texto in Jornal de Noticias (08-05-2008)

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei dessa da semelhança entre visenses e emigrantes na Suiça - para se ambientarem.
Felizmente vai voltar a candidatar-se e ficará mais alguns anos na câmara e exibir tamanha lucidez e sagacidade.