terça-feira, 17 de junho de 2008

O que é ser Beirão?

O beirão está habituado a viver em dificuldade
Ser beirão, o que é? Aí está uma pergunta que nos levou a falar com algumas personalidades da região. Saber o conceito e a sua transposição para questões práticas, como os artefactos utilizados na lavoura, foi outro passo dado
"Ser beirão é, antes de tudo, ser descendente de gente que aqui viveu há séculos, com bastantes dificuldades, resultantes do espaço geográfico em que a Beira se situa, no meio de grandes montanhas e com enormes problemas de mobilidade", afirmou ontem ao nosso Jornal o inspector Lopes Pires, presidente da ASSOPS - Associação de Passos de Silgueiros.
Por isso, ser beirão é também "ser-se capaz de inventar, muitas vezes, soluções para problemas muito complicados", referiu o inspector. Daí que a sua "personalidade seja temperada por uma vontade forte para conseguir viver no meio dessas dificuldades", acentuou.
"Quantas vezes, com poucos bens materiais, este povo foi obrigado a resolver problemáticas difíceis, a começar pela saúde", que se habituou a "resolver pelas suas próprias mãos" , através de "mesinhas e das rezas para fazer frente aos males do corpo, que a medicina podia solucionar, mas não o fazia, pois estava longe, inacessível", frisou o presidente da ASSOPS - Associação de Passos de Silgueiros.

Partir do zero
O inspector Lopes Pires foi mais longe na sua análise, ao referir que ser beirão é "ter-se voz forte e vontade indomável", e isso porque desde "pequenino se habituou a deixar a família para partir em busca da cultura".
As escolas ficavam "longe e os transportes eram poucos e de má qualidade", sendo necessário, não raras vezes, "palmilhar quilómetros e quilómetros... para lá chegar", esclareceu.
Ser beirão é, ainda, ser-se "descendente daqueles que partiram para a África e o Brasil, em busca de melhor vida, mas de onde muitas vezes não se regressava"; é ter no seu património figuras ilustres, que se distinguiram nas letras e nas artes, como Aquilino Ribeiro e Grão Vasco, respectivamente. Por fim, o inspector Lopes Pires atirou: "Ser beirão é, enfim, ser-se um português especial que, sempre com poucos meios, soube e foi capaz de obter grandes resultados, partindo do zero!"
Texto de Seia de Matos in Diário de Viseu

Sem comentários: