quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Obra emblemática do Programa Polis entrará em funcionamento em Março

O funicular, uma das últimas obras do Programa Polis que ainda falta concluir - a outra é a requalificação da Cava de Viriato - deverá começar a circular entre o recinto da Feira de S. Mateus e o Centro Histórico de Viseu a partir de Março do próximo ano.
O anúncio foi feito ontem, pelo presidente da autarquia viseense, Fernando Ruas, durante uma visita às obras que teve como objectivo dar a conhecer o andamento dos trabalhos de uma das intervenções mais onerosas - cerca de 5,2 milhões de euros - e mais emblemáticas realizadas nos últimos anos na cidade.
O edil não teve dúvidas em afirmar que o funicular, constituído por duas carruagens, será um grande pólo de atracção em termos turísticos, além de contribuir para o objectivo do município de devolver a parte antiga da urbe aos peões, retirando aos poucos os carros das ruas que a atravessam.
Além disso, uma das poucas vias ainda não requalificadas naquela zona também está a ser alvo de melhorias, mais concretamente a Rua Silva Gaio, onde a calçada à portuguesa, dará lugar a placas e cubos de granito melhorando a sua utilização por parte dos automóveis e dos peões. Enquanto que os fios da electricidade e das telecomunicações são retirados do ar para serem enterrados e as tubagens do saneamento básico são substituídas por novas.

Assim que o funicular estiver a funcionar, a Câmara espera conseguir chegar a acordo com os proprietários dos restaurantes, bares e lojas e os responsáveis dos museus localizados no centro histórico, no sentido de estes incentivarem as pessoas a deixarem os seus carros junto ao recinto da Feira de S. Mateus e fazerem os últimos 400 metros da sua viagem no novo meio de transporte não poluente.
"Pode ser que até ofereçam o bilhete" sugeriu o vice-presidente do município, Américo Nunes.
in Diário de Viseu (04 de Setembro de 2008)

Sem comentários: