sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Viseu é uma das cidades com menos geminações... mas muito procurada

A cidade de Viseu vai geminar-se com a de Haskovo, localizada no distrito com o mesmo nome, na Bulgária. O protocolo vai permitir o estreitamento das ligações entre ambas as urbes, assim como o estabelecimento de intercâmbios ao níveis social, educativo e económico.Para o município viseense, são grandes as expectativas em relação a esta parceria.

Para o presidente da Câmara, Fernando Ruas, trata-se de uma cidade "muito parecida com a nossa" e com muitas potencialidades, uma vez que faz parte da União Europeia. Apesar de ainda apresentar algumas carências e de a língua ser bastante diferente, o autarca considera que vai ser bastante provável haver jovens viseenses a deslocarem-se até Haskovo, para trabalhar.
Por outro lado, Fernando Ruas destaca o facto de haver, já actualmente, uma comunidade significativa de cidadãos búlgaros a residir no distrito.
Em contrapartida, anunciou o autarca, está prevista a visita de uma comitiva de empresários daquele país a Viseu, sobretudo com o intuito de conhecerem o trabalho que se tem feito na área das energias renováveis.

Outros nomes
A cidade de Hascovo vem juntar-se a Marly-le-Roy (França), São Filipe (Cabo Verde) e Lublin (Polónia). No leque das consideradas "amigas e irmãs de Viseu" - e que serão recordadas no próximo dia 14, na Feira de S. Mateus - estão ainda Oviedo e Cidade Rodrigo (Espanha), Aveiro, Santa Maria da Feira e Vila do Conde (Portugal). Em relação a Arezzo (Itália) está pendente o processo de geminação. A este propósito, Fernando Ruas explica que o facto de a cidade, "que é muito parecida com Viseu, estar sempre a mudar de administração faz com que a situação esteja no impasse e levou o município a questionar se persiste o interesse em estabelecer o protocolo.
Outras possibilidades
Com quatro parcerias neste campo, Viseu é uma das urbes com menos geminações. Esse facto fica a dever-se "a uma questão de política", embora o autarca reconheça que há vários locais que já mostraram a vontade de fazerem a parceria.

O município prefere, no entanto, "não se precipitar".
Em 2004, foi levantada a possibilidade de se estabelecer a cooperação com Erlinger, na Alemanha, com o intuito de se procurarem pontos de contacto com o núcleo urbano que está a servir de modelo à criação da universidade pública.
Na altura, o edil realçou que "teremos tudo a ganhar, se conseguirmos saber, em pormenor, como é que a municipalidade de Erlinguer compagina a sua acção com a estrutura universitária nela sediada. Nomeadamente as áreas de cooperação que transformaram a cidade e a universidade num todo compacto a que se associa o empresariado local".
texto in Diário de Viseu (05-09-2008)

Sem comentários: