sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O que Viseu produz em inovação e tecnologia

Num ambiente económico de grande pressão e de instabilidade, a inovação é um factor de sobrevivência das empresas". Esta é a opinião do presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), João Cotta, justificando que a Expotec - Tecnologias e Inovação, volta a fazer sentido, um ano depois de ter surgido pela primeira vez, onde a investigação e o desenvolvimento tecnológico se apresentam como factores de diferenciação entre empresas. "Só a diferenciação é que nos permite sobreviver em termos empresariais", reforça.

Cinquenta empresas e instituições vão mostrar, entre 16 e 19 de Outubro, o que de melhor se faz na região de Viseu ao nível da investigação e das tecnologias.
A segunda edição da Expotec, a decorrer no pavilhão Multiusos em Viseu, é promovida pela AIRV, pela Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV) e pela Expovis - Promoção e Eventos, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.
A Expotec surge como uma oportunidade única para as empresas da região apresentarem os seus projectos e estabelecerem unidades de negócio. Da robótica à biotecnologia, haverá um conjunto de áreas específicas ali representadas. O certame divide-se em três componentes principais: uma mostra de investigação e desenvolvimento tecnológico das empresas e das instituições de ensino superior da região, um espaço de conferências (ver página ao lado) e uma exposição interactiva nos domínios científico e tecnológico numa tentativa de motivar a curiosidade científica dos jovens.

João Cotta frisou que o distrito de Viseu "tem um tecido empresarial diversificado" e, apesar de haver "alguns sectores com dificuldades", a região "tem a felicidade de dispor de bastantes empresas pujantes e que servem de locomotora para a região".
O empresário descreve três tipos de empresas na região: as lideres de mercado, um grupo de menor dimensão que procura implementar boas práticas de gestão e, depois "uma facha larga que necessita de um grande investimento em termos de capacidade de gestão".
Apesar desta diversidade, as várias instituições reconhecem que o distrito tem vindo a investir na inovação e nas novas tecnologias. De acordo com os dados da ESTV, Viseu estará em oitavo lugar comparativamente ao resto do país. O economista e professor da ESTV, Alfredo Simões, admite que depois dos sete mais industrializados (Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Setúbal, Coimbra e Leiria) surge Viseu. "Temos um tecido empresarial pujante, que vai trazer novas tecnologias, que vão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região", reforça o presidente da ESTV.

A Câmara Municipal de Viseu, que se apresenta como uma parceira neste projecto da Expotec, considera este incentivo ás empresas para apostarem nas novas tecnologias "muito importante para o desenvolvimento do concelho", como explica o vereador Hermínio Magalhães, adiantando que "do ponto de vista da juventude é importante a aquisição de competências nas áreas das tecnologias.
Na feira, a autarquia vai mostrar o que está a fazer no domínio das novas tecnologias da educação: "é uma área fundamental para nós, que representa o segundo maior investimento em termos de grandes opções de plano da Câmara de Viseu".



Texto e foto de Emilia Amaral in Jornal do Centro, ed. 343, 10 de Outubro de 2008

Sem comentários: