sábado, 25 de outubro de 2008

O semáforo que conta os segundos

Entraram esta sexta-feira em funcionamento em várias zonas de Viseu, após uma fase de testes, os semáforos que avisam condutores e peões, numa contagem ao segundo, do tempo que falta para aparecerem os sinais verde ou vermelho.

Inovador a nível nacional, mas já utilizado em alguns países europeus, nomeadamente em Espanha, o sistema indica, com precisão, o momento em que carros e pessoas devem iniciar ou parar a marcha em zonas onde há passadeiras.

O tempo de duração dos sinais oscila entre os 20 e os 60 segundos e é estabelecido em função dos fluxos nas zonas de implantação dos semáforos.
"Num sítio onde há pouco movimento, o tempo de espera é naturalmente menor", explica Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu (CMV), que confessa ter "importado" a ideia de países que tem visitado, entre os quais Espanha.

"Ando sempre atento ao que me rodeia nos países que visito. E não tenho problemas em trazer para a nossa cidade as soluções que acho mais interessantes. Este é um dos casos", diz ao Jornal de Notícias.
O sistema consiste na colocação nos semáforos já existentes de um engenho electrónico que monitoriza, articula e conecta as cores vermelha e verde que regulam a passagem de peões ou a circulação de automóveis.

Nos últimos dias, nas principais ruas e avenidas da cidade, os viseenses surpreenderam-se ao ver que o atravessamento das passadeiras era já cronometrado ao segundo.
"Estava incompleto. Começámos a fase de testes pelos peões. A partir de agora o sistema já está a funcionar para quem circula de automóvel ou a pé", explica Fernando Ruas.
O autarca prevê que o processo, "que fará escola no país", aumente a segurança e a qualidade de vida e ajude a população a poupar combustível.

"Até aqui, enquanto esperavam pelo sinal verde, os condutores aceleravam e metiam mudanças num pára arranca que consumia muito combustível. Com a contagem ao segundo, vamos seguramente poupar muito dinheiro", garante Ruas.

O autarca promete espalhar os novos equipamentos pelo concelho. "Depois das rotundas, elogiadas por todos, este é mais um sistema amigo do ambiente".
Texto de Teresa Cardoso in Jornal de Noticias de 24.10.2008

1 comentário:

Anónimo disse...

vai ser bom é para picanços
na avenida da europa lol