sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Zona histórica aprovada para avançar com Contrato Local de Segurança

O Conselho Municipal de Segurança, reunido ontem, aprovou a sugestão do autarca Fernando Ruas para avançar com o Contrato Local de Segurança na zona histórica e, nomeadamente, em algumas artérias como é o caso da Rua Direita e das suas adjacentes, onde tem havido alguns problemas.
O primeiro Contrato surgiu no Porto, em 2005, seguiu-se a Amadora e, agora, Fernando Ruas anunciou que, aproveitou a qualidade de presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses para "assinar um protocolo chapéu com o Governo e reivindiquei um Contrato Local de Segurança para o Conselho e este, já foi autorizado, por escrito, pelo senhor ministro".

Da reunião de ontem do Conselho Municipal de Segurança, no seguimento da aprovação do local sugerido pelo autarca, "saiu um grupo de trabalho restrito, que está aberto a sugestões de toda a gente, que vai elaborar um relatório sobre a área, para ser entregue numa reunião. Fernando Ruas espera que este relatório seja apresentado "antes do final do ano e não tenha que esperar pela reunião ordinária do Conselho, para que se avance o mais rapidamente possível com o Contrato".

A fazer parte do inventário deste, "está o número de efectivos das forças de segurança a serem necessários, o envolvimento dos cidadãos e da câmara e, depois, é só acompanhá-lo, porque o próprio contrato diz que tem de ser feita a avaliação, ao final de cada ano, para se ver se está ou não a cumprir os objectivos".

Fernando Ruas diz que "é uma medida óptima, acompanhada, localizada e poderá, eventualmente, fazer o caminho para outras situações".

O próximo passo é uma reunião com o Governador Civil de Viseu, Acácio Pinto.
in Diário de Viseu (16.10.2008)

1 comentário:

Anónimo disse...

SÓ AGORA SENHOR PRESIDENTE DA CAMARA?...