quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Museu do açúcar para retratar figuras públicas

Pasteleiro, que já soma dois recordes mundiais, prepara-se para um novo desafio inédito

Viseu vai ter o primeiro museu do açúcar do Mundo. No espaço museológico ficarão expostas, em tamanho natural, estátuas de figuras de topo, como José Mourinho, a princesa Diana ou Júlio Iglésias.
Tudo feito em açúcar.
Fervilha de ideias, quase permanentemente. E é obcecado quando lança desafios a si próprio. O museu do açúcar é o mais ambicioso. Para trás, José Carlos Ferreira, empresário e mestre de pastelaria, tem dois registos no Guinness, o livro dos recordes: uma boroa trambela com 403 metros e um pão com chouriço ainda mais longo, 974 metros.
O museu do açúcar deverá ficar instalado num solar da cidade. "Estamos na fase de negociação", revela o empresário, que fala num projecto de "alguns milhões", que vai ser realizado em parceria com a escola onde se especializou na arte da doçaria: o Centro de Formação da Pontinha, em Lisboa.

José Carlos Ferreira quer construir um projecto à medida do afamado Museu de Cera, em Londres, "mas mais completo, mais versátil e com uma vertente iminentemente pedagógica".
"Vamos ensinar às crianças de onde vem o açúcar, explicar o ciclo que atravessa até ficar em ponto de rebuçado", explica, sublinhando que haverá sempre "trabalho ao vivo dos mestres e dos alunos que poderão aqui vir receber formação".
Para as estátuas de açúcar que ficarão expostas no museu, tem já uma lista imensa de nomes de figuras públicas nacionais e internacionais, das mais diversificadas áreas de actividade: José Mourinho, Eusébio, Ayrton Sena, Maradona, princesa Diana, Júlio Iglésias, Roberto Carlos, Salazar, Hitler, entre outras. Ao lado, a biografia de cada um, em letras feitas de açúcar.
"Serão sempre figuras de topo do mundo do futebol, da música, da política, etc.", explica o empresário de pastelaria, que se acha capaz de produzir (ele e outros mestres) estátuas fiéis. "Serão sósias perfeitos", garante José Carlos Ferreira, que tem ainda outra ambição para o museu: levar a Viseu, sempre que possível, a personalidade viva retratada. "Imagine levar ao museu o Júlio Iglésias, o Roberto Carlos ou o José Mourinho.

Seria algo maravilhoso", desabafa.
As "sete maravilhas do mundo" é outra das representações que quer produzir e expor.

Texto de Rui Bondoso in Jornal de Noticias (18.12.2008)


Sem comentários: