quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Viseu a minha terra Natal

Música, teatro, animação de rua … Estas são algumas das propostas da Câmara Municipal de Viseu para o período de festas que se aproxima. Um manto de cultura que vai estender-se desde Novembro até aos inícios de Janeiro.
O Rossio vai ser um dos centros de actividade. As casinhas de Natal regressam, a inauguração está marcada para o dia 30 de Novembro às 17h30, e vão ficar na Praça da República até 6 de Janeiro.
Ainda no Rossio vai haver teatro, com as peças O Mistério das Prendas, no dia 1 de Dezembro e As Velhas, no dia 7; depois o cenário é transferido para o Teatro Viriato onde vai subir ao palco A Herança Maldita, no dia 17.




Na música, destaque para o concerto de André Sardet, no dia 20 de Dezembro, no Rossio, mas os cânticos de Natal vão também ouvir-se, e muito, nestes dias. A Igreja Matriz de Orgens vai receber a iniciativa Cantando o Natal nos dias 8 e 14 de Dezembro, no dia 20 os coros reúnem-se na Praça da República.

Ainda na música, dia 19 de Dezembro é a vez do Teatro Viriato receber o Concerto de Natal, organizado pelo Coro Mozart com o apoio da CMV, e no dia 2 de Janeiro, o Viriato vai também receber o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, com a direcção do Maestro António Vassalo Lourenço.
A música não vai faltar também nas ruas, onde várias bandas, desde o jazz da Dixie Band aos ritmos mais arrojados do Grupo Tribal, vão animar os dias dos transeuntes.

Para os mais novos, a Câmara de Viseu aposta num programa que junta entretenimento ao conhecimento. O programa O Natal na Casa dos Livros decorre entre 2 e 17 de Dezembro, na Biblioteca Municipal, onde as crianças têm os ateliês "Casa das Prendas" e "Laboratório de Natal" e ainda o Baú dos Contos "Um Beijo para o Pai Natal".
Ainda dentro do programa Viseu a Minha Terra Natal, entre os dias 3 e 5 de Dezembro, vai ser comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com actividades que vão passar pela dança, exposições, e conferências que decorrem no Teatro Viriato, na Biblioteca Municipal e no Solar do Vinho do Dão.

Para o dia 15 de Dezembro está marcada a Cerimónia de Reconhecimento por Mérito Cultural e Científico a jovens do município de Viseu e aos bolseiros da CMV do Conservatório de Música. Vai decorrer no Salão Nobre da Câmara, com início agendado para as 11h.
E como o Natal é sinónimo de cor, no dia 30 de Novembro é inaugurada a iluminação da cidade.
Estes são alguns dos destaques do Viseu a Minha Terra Natal, um programa que, como frisou o presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas "pretende que a cidade possa viver esta época de forma mágica".

Sem comentários: