sábado, 14 de fevereiro de 2009

“Cultura Judaica em Viseu”



A antiga Sinagoga de Viseu recebe, durante o colóquio, uma mostra dedicada à "Cultura Judaica em Viseu". Com a exposição, a comissão organizadora pretende "aguçar a curiosidade para um estudo metódico e aprofundado da temática".

A exposição reúne um conjunto de documentos do Arquivo Distrital de Viseu (ADV). O acervo do ADV inclui muitos documentos que permitem reconstituir a História e a Cultura Judaica em Viseu. Em 1992, o Arquivo elaborou um catálogo resultante de um primeiro levantamento realizado nos anos 70.
O Grupo de Missão, em conjunto com o Arquivo Distrital, analisou o catálogo e elaborou quatro painéis dedicados à "Comuna Judaica", "A Sinagoga", "As Famílias" e "As Profissões".

Samuel Usque, embora seja desconhecido por muitos portugueses, será a figura em destaque na exposição.
O escritor português, de origem judaica, nasceu em 1492 e sofreu as vicissitudes e perseguições de que foram alvo os judeus portugueses no período renascentista. A mostra na antiga Sinagoga irá exibir espécies bibliográficas da obra de Samuel Usque. A Biblioteca de Viseu possui, no seu Fundo Antigo, um exemplar raro da segunda edição da obra "Consolação às Tribulações de Israel", redigida em Ferrara, Itália, quando o escritor se encontrava exilado.

De acordo com Henrique Almeida, o livro vai ser exposto, com especiais cuidados de segurança, apenas durante o período de visita dos participantes do colóquio.
O historiador acredita que "muitas outras referências aos judeus em Viseu estarão ainda por desvendar".

Jornal do Centro, ed. 361, 13 de Fevereiro de 2009

Sem comentários: