quarta-feira, 25 de março de 2009

Encontro 2009

O 14.º Encontro de Os Barões da Sé de Viseu realiza-se no dia 16 de Maio de 2009.
O ponto de encontro é as Bicas, pelas 18 horas.
O Jantar é pelas 20 horas no Restaurante Típico O Cortiço na Rua Augusto Hilário.

Agradece-se a todos os Barões que confirmem a sua presença (baroesdase@gmail.com) e que passem palavra uns aos outros.


O Cortiço


Considerado como o baluarte de gastronomia da Região de Viriato, o Restaurante Típico O Cortiço, fica situado bem no coração da chamada Zona Histórica da Cidade de Viseu.
Por vizinhança tem um espólito importante de valores arquitectónicos: desde a Sé Catedral ao Museu Grão Vasco, da Casa do Miradouro à Casa do Adro, sem esquecer a estátua do Rei D. Duarte, que lhe fica ainda mais ao pé.
Dom Zeferino, seu fundador, andou pelas aldeias da região na pesquisa da arte culinária, no levantamento de usos e costumes na investigação de receitas antigas que os velhos ainda guardavam da tradição oral.
Destas colheitas resultaram pratos que, diariamente, fazem parte da diversificada ementa, dos quais destacamos alguns: bacalhau podre apodrecido na adega; polvo frito tenrinho como manteiga; rojões com morcela como fazem nas aldeias; cabrito à pastor da Serra; feijoada à moda da criada do Senhor Abade; vitelinha na púcara à lavrador; coelho bêbado três dias em vida e arroz de carqueija.
É frequentado por pessoas que já fazem dele a sua casa; vêm do País e estrangeiro; está incrito nos mais diversos roteiros turísticos.



Tem sido distinguido ao longo dos tempos com múltiplos troféus, que orgulhosamente ostenta, a par das inúmeras mensagens que os amigos deixam nas suas paredes.
É com legitima propriedade considerado o mui digno representante da gastronomia regional beirã e ainda, por direito próprio, um dos mais nobres cartazes turísticos da Cidade de Viseu.

Sem comentários: