quinta-feira, 2 de julho de 2009

Apelo

Pais pedem ajuda para aluno que precisa ser operado a "glaucoma galopante"
A associação de pais da Escola Secundária Alves Martins, de Viseu, está a pedir ajuda para um aluno que precisa de 20 mil euros até dia 8 de Julho, para que possa ser operado a um "glaucoma galopante".
A presidente da associação, Joana Couto de Sousa, colocou a circular o pedido depois de ter sido abordada por alunos de uma turma do 11º ano que precisavam de ajuda na angariação de fundos para a operação de um colega "a quem tinha sido diagnosticado um glaucoma galopante e irreversível, que num curto espaço de tempo lhe havia causado já cegueira total de um olho".
"Após ter estado com a mãe desse jovem, por esta me foi dito que o menor, no espaço de um mês, perdeu totalmente a visão de um olho e do outro apenas possuía 20 por cento", contou. Segundo Joana Couto de Sousa, ao jovem foi diagnosticada "a forma mais séria do glaucoma" e a mãe deste, "após ter ouvido diversas opiniões junto de vários médicos e instituições hospitalares em Portugal, todas elas no sentido de que nada havia a fazer", decidiu ir a uma clínica a Barcelona.
"Nesta clínica privada, foi possível estabilizar a tensão ocular do menor e, embora não existam promessas de cura, existem garantias de que o processo de cegueira completa poderá ser atrasado 3 a 5 anos, mantendo o grau de visão residual que actualmente o menor possui", acrescentou. A cirurgia está marcada para 8 de Julho e custa 20 mil euros, acrescidos de outros gastos como estadia e exames complementares.
Os pais do jovem, que pediram o anonimato, "são pessoas de poucos recursos económicos".
Neste âmbito, a associação de pais pede ajuda para esta causa, através da conta 0036 0102 991000 3149 544, do Montepio, que estará aberta até à véspera do dia da operação.
"Todas as contribuições, por mais pequenas que sejam, são fundamentais para ajudar esta causa, que sabemos que não curará este jovem, mas protelará um estado de escuridão inevitável que um dia se abaterá sobre si", acrescenta Joana Couto de Sousa, fazendo votos para que, entretanto, "a medicina evolua mais rapidamente do que a doença deste menino".
30.06.2009 - Agência Lusa

Sem comentários: