quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Rancho prato típico no mapa nacional da gastronomia

O rancho de Viseu (prato típico) "vai ser conhecido" e "entrar no mapa nacional da gastronomia tradicional". O desejo foi ontem manifestado pelo presidente da Câmara de Viseu durante a apresentação da "Rota do Rancho", uma iniciativa que vai durar três dias e em que o ingrediente principal é o prato típico que vai estar a ser confeccionado em 22 restaurantes da zona histórica de Viseu. De amanhã a domingo, além da gastronomia, o centro histórico da cidade vai ainda ser palco de muita animação com a comemoração do Halloween.
A "Rota do Rancho" tem dois objectivos primordiais. Segundo o presidente da autarquia, que se associou à Associação Comercial do Distrito de Viseu nesta iniciativa, a primeira é a da "recuperação desta iguaria". "À semelhança de outras cidades, como por exemplo o Porto e as tripas, também Viseu tem o seu prato típico que deve ser promovido", salientou Ruas.
O segundo objectivo prende--se com "a realização de eventos apelativos" que levem as pessoas ao centro histórico.
"É importante ter um inventário de realizações para o centro histórico", disse o autarca, lembrando que são já várias as iniciativas que estão a "criar raízes", como por exemplo, a Semana Santa, as feiras à moda antiga, etc. Fernando Ruas aproveitou para dizer que a "fórmula" para dinamizar esta parte da cidade está a "aparecer".
"É importante dotar o espaço de vida, um lugar onde se possa viver, mas que também tenha uma panóplia de coisas com interesse", frisou, sustentando que o funicular tem "dado uma ajuda. "Desde que começou a sua circulação - há um mês - já foi utilizado por mais de 18 mil pessoas".
Uma "adesão positiva", salientou por seu lado o presidente da Associação Comercial. Para Gualter Mirandez, os "resultados já são visíveis".
"Aos sábados à tarde e domingos, há mais gente no centro histórico, uma evidência constatada pelos empresários da restauração", sustentou.
O presidente da Associação frisou ainda, a propósito da Rota do Rancho, a "boa adesão dos restaurantes" à iniciativa, estando "reunidas todas as condições para que esta iniciativa seja um êxito e continue nos próximos anos".
A festa da "Noite das Bruxas" também se associa a esta iniciativa, tendo direito a programação especial. Além de um concurso de montras, vai haver, na noite de 31 de Outubro, um baile de máscaras na Praça D. Duarte e animação com grupos de teatro de rua.
Texto do Diário de Viseu de 29 de Outubro de 2009

Sem comentários: