segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Figueiredo Dias homenageado

Um dos juristas de maior vulto em Portugal foi homenageado na sua terra Natal. Jorge Figueiredo Dias recebeu da mão do presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, a Medalha de Mérito, tendo considerado o momento como aquele que "de todas as coisas que poderia almejar, é o mais extraordinário de todos".

Perante um salão cheio familiares, amigos e individualidades ligadas ao sector judicial, Figueiredo Dias lembrou que sempre teve Viseu como a cidade de "encontro", até pela sua localização e pelo seu passado histórico (passagem de várias estradas romanas). E é precisamente na história que o seu nome também vai ficar ligado, ao ter cedido a antiga casa onde nasceu, na Rua Direita, à autarquia viseense que agora ali espera construir uma sinagoga.

"Um modelo" para todos, foi como Figueiredo Dias foi distinguido quer pelo presidente da Câmara, quer pela própria Ordem dos Advogados que esteve representada em Viseu.

Figueiredo Dias, além de professor em várias instituições nacionais e internacionais, é também presidente do Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Conhecido como o "pai" do Código Penal, este viseense foi deputado à Assembleia da República de 1976 a 1978 e fez parte do núcleo de fundadores do PPD/PSD, tendo sido vice-presidente entre 1996 e 1997.

O jurista foi também membro da Comissão de Acompanhamento da criação de uma Unidade Orgânica da Universidade de Aveiro em Viseu.

Em 1984, condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.
 
noticia in Diário de Viseu de 01 de Fevereiro de 2010

1 comentário:

Anónimo disse...

e recebeu o Prémio Anim'Arte 2009