terça-feira, 18 de maio de 2010

“Os Barões da Sé” reencontram-se na Fonte das Bicas

Viseu - Grupo de amigos reúne-se há décadas

Um grupo de amigos que nasceu, viveu e brincou na orla da Sé de Viseu reúne-se há décadas para recordar velhos tempos.

Ao chegarem à Fonte das Bicas, ao lado da Igreja da Misericórdia, em Viseu, à hora marcada do encontro é vê-los trocar abraços e sorrisos. Encontram-se todos os anos no mesmo local e convivem como se fossem os miúdos de outrora, que povoaram com gritos, brincadeiras e traquinices o perímetro de mais ou menos cem metros em volta da Sé de Viseu.

São hoje “Os Barões da Sé” e deram o nome ao grupo há algumas décadas, embora se tenham constituído oficialmente há 15 anos. São naturais de Viseu ou vieram viver para as imediações da Sé em muito novos. Têm hoje entre os 30 e 50 anos de idade e trabalham nos mais variados ramos de actividade.

A vida fê-los crescer e aprender e muitos já não habitam na cidade de Viriato. Espalharam-se pelos mais variados cantos do país e até do mundo, mas teimam em encontrar-se todos os anos.

E perto da Sé recordam os tempos de criança. Desde os jogos com “caricas” nas escadinhas que atravessavam o pátio dos Casimiros, uma antiga família de toureiros de Viseu, até ao jogo do “pisso” (a “malha”) no mesmo local, vários eram os entretenimentos que organizavam. E havia ainda o “casino”, um local nas traseiras da fonte das Bicas, onde se empoleiravam e escondiam para jogar “lerpa” com alguns tostões que iam amealhando.

Entre “Os Barões da Sé” que este ano se encontraram em Viseu, destaque para Jorge “Deimais” Viegas, um emigrante na Austrália com 48 anos de idade. Este professor de inglês numa escola privada de Melbourne diz que não perde um encontro anual do grupo, sempre que pode vir a Portugal.

Com histórias e mais histórias lá seguiram todos para o restaurante “O Cortiço”, também próximo da Sé, onde teimam em jantar. Este ano apareceram 35 “Barões” no encontro.

José Lorena in Jornal As Beiras de 18 de Maio de 2010

Sem comentários: