quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Enguias mantêm tradição no certame mais antigo de Viseu

Era frequente organizarem- -se excursões vindas de vários pontos do país e as pessoas tinham por hábito, quando iam comer a refeição, levar as batatas cozidas, vinho e pão de casa, e apenas pedir as enguias nas barracas.

Mas foi algo que se foi perdendo com o tempo, passando a ser tudo confeccionado nos locais de venda, apesar de haver algumas excepções, como acontece na 'Barraca de Enguias do Avelino Marques', em que recentemente os clientes levaram as batatas cozidas embrulhadas num pano e o vinho, e apenas pediram as enguias e o pão, como contou a responsável.



Espaços apelam aos consumidores

O facto dos espaços "serem bastante antigos e tradicionais apelam aos consumidores para lá se sentarem e consumirem", como refere Zélia Conceição, dona de uma das barracas que já está presente neste evento há 22 anos, e que vende tanto para consumo no próprio espaço, como para fora.

A Dona Quitas, que confecciona este tipo de comida há já 77 anos não só na Feira de São Mateus, mas também em casa e noutras feiras durante todo o ano, diz "que as espetadas de enguias é o que se vende, mas a adesão não tem aumentado, mantendo-se semelhante ao ano passado", enquanto no espaço 'Mar Azul - Enguias Albuquerque' dizem que ainda há bastante procura, pois é uma tradição que nunca vai acabar, apesar de cada espetada rondar os 7,5 euros.

Apreciador desta refeição, António Silva refere que o convívio é espectacular. Todos os anos vem e enquanto viver diz que há-de vir comer enguias pois é um costume. Já David Guimarães diz que "são bem confeccionadas em todo o lado, e o facto de serem vendidas tradicionalmente em tasquinhas, torna-as mais saborosas".

Tanto os consumidores como os clientes esperam que a confecção do prato da enguia continue a ser procurada e que a tradição se mantenha durante muitos anos, tal como a Feira de S. Mateus.







Sara Varanda / Sara Neiva  in Jornal Diário de Viseu de 26 de Agosto de 2010

Sem comentários: