terça-feira, 12 de setembro de 2006

Casa da Boneca

Proprietários querem trespassar Casa da Boneca

A Casa da Boneca, um dos estabelecimentos comerciais mais antigos de Viseu, vai mudar de dono. Após décadas a vender principalmente brinquedos, além de algum artesanato e artigos escolares, os actuais proprietários, João e Odete Nascimento, decidiram que está na altura de entregar os destinos da loja a outra pessoa. "
A decisão de querer trespassar a Casa da Boneca deve-se às nossas idades. Achámos que está na altura de dar descanso à cabeça e de deixar de pensar todos os dias no negócio, que também está cada vez mais difícil", explicou João Nascimento ao nosso Jornal.
Passando o olhar pelas prateleiras com bonecas, peluches, carros telecomandados e outros artigos que levaram quase todos os viseenses a entrar pelo menos uma vez na Casa da Boneca, seja como criança ou pais de filhos, os actuais donos recordaram os tempos em que não havia hipermercados e quase toda a gente comprava as prendas de Natal e aniversário na sua loja.

"Chegava a haver alturas em que era quase impossível andar dentro da loja", sublinhou Odete Nascimento, acrescentando que durante anos entregavam, no Dia da Criança, a todos os alunos das escolas de Viseu uma prenda o que resultava numa grande confusão não só dentro do estabelecimento, mas também no seu exterior, na Praça conhecida agora como sendo de D. Duarte, embora muita gente a tenha conhecido com o nome de Camões.

Mudanças
A mudança do nome do local onde há 130 anos funciona a Casa da Boneca foi só uma das muitas alterações a que o casal assistiu. Ao longo dos tempos, viram os comerciantes da feira semanal trocarem aquela Praça pelo recinto junto ao rio Pavia, assistiram às obras de requalificação de todo o Centro Histórico, testemunharam a abertura e o encerramento de muitas lojas, e também a alterações dos hábitos de consumo.
"Hoje em dia não são os pais que compram os brinquedos, são os filhos que escolhem.
Os artigos têm de ser todos daquelas séries de desenhos animados que passam na televisão e no que diz respeito a esses não conseguimos concorrer com as grandes superfícies, que apresentam preços mais apelativos", explicou João Nascimento, sublinhando que até o negócio com os turistas e emigrantes tem vindo a baixar.
"Ficam as saudades"
"Tudo vai acabando, ficam as saudades", foi com esta frase que Odete Nascimento resumiu décadas de memórias, lembrando que trabalha há quase 60 anos. "Ando nisto desde os meus 14 anos. É muita luta", sublinhou.
Questionada sobre a possibilidade de um dos cinco filhos tomar conta do negócio, a proprietária adiantou que nenhum deles está interessado e nem leva a mal.
"Quando eram mais novos ajudavam no que podiam, mas agora já têm as suas vidas", justificou.João Nascimento acredita que alguém irá continuar e nem precisa de ser necessariamente no mesmo ramo.
"A Casa da Boneca foi inicialmente uma loja de tecidos, mas tinha uma boneca na montra, daí o nome.
A tradição poderá ser mantida", finalizou.

"Clientes" famosos

Pela Casa da Boneca passaram ao longo dos anos diversos "clientes" famosos. Foi das mãos de João e Odete Nascimento que o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, na altura em campanha, recebeu um coelho com uma cenoura.
"Ele percebeu logo que a brincadeira se devia à cor do cabelo dele", referiu Odete Nascimento ao nosso Jornal, recordando ainda as passagens pela loja de Mário Soares, D. Duarte Pio, o antigo ministro Mota Pinto e o cantor Paulo de Carvalho, que faz questão de visitar o casal sempre que está em Viseu.
José Fonseca in Diário Regional de Viseu de 12 de Setembro de 2006
www.diarioregional.pt



2 comentários:

Anónimo disse...

O Duarte é um bom palhaço para ser vendido lá na loja:

http://www.duarteotretas.blogspot.com/

Maura disse...

Eu gostava de pegar na loja! Fiquei mesmo a pensar nisso... Até me surgiram umas ideias engraçadas... Alguém me sabe dizer como tratar disso? Falar com a dona Odete, saber do valor do trespasse, etc... A loja ainda está aberta, ainda andam por lá?