segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Viriato lusitano era aristocrata

Viriato, o lendário defensor das liberdades lusitanas, seria um aristocrata e não um simples guardador de rebanhos, segundo uma nova biografia, assinada por um historiador espanhol.
Em declarações à agência Lusa, o autor do livro, o professor Maurício Pastor Muñoz, da Universidade de Granada, afirmou que Viriato "pertencia a um dos clãs aristocráticos dos lusitanos, e não era um simples guardador de rebanhos, antes proprietário de cabeças de gado".
Por outro lado, Viriato destacou-se ao tornar-se no primeiro líder "capaz de unificar alguns clãs e definir um território, na Península Ibérica". "Aos clãs lusitanos juntaram-se outros grupos, mas Viriato conseguiu não só a unificação como ter 'reinado' tranquilo, sem cisões internas durante oito a dez anos", rematou.
O chefe lusitano causou preocupações a Roma, pois "podia ser tomado como exemplo por outros povos sob o domínio das águias romanas, daí o nome de Viriato estar constantemente na boca dos senadores romanos".
Viriato assumiu protagonismo entre 155-139 antes de Cristo, durante as guerras lusitanas, sendo eleito seu líder em 147.
No ano seguinte derrota os romanos em duas batalhas. Em 140 antes de Cristo Viriato assina um tratado de paz com o Império Romano e é considerado "amigo do povo romano", sendo assassinado no ano seguinte. Pastor Muñoz apaixonou-se pela figura de Viriato desde os tempos de estudante em Mérida, que Roma tornara capital da província da Lusitânia.
Dedicou-lhe dois anos e meio de investigação para publicar esta biograf ia, decidindo "reanalisar as fontes clássicas" e "rever tudo o que se tem escrito sobre o herói lusitano ao longo dos séculos, incluindo a iconografia".


In Jornal de Noticias 16 de Outubro de 2006

http://jn.sapo.pt/2006/10/16/sociedade_e_vida/viriato_lusitano_aristocrata.html

1 comentário:

Victor Figueiredo disse...

Pela introdução, o conteúdo apresenta uma interessante tese acerca das origens do "grande Comandante", quase convidando à leitura.

Já agora, uma opinião de outro bloguista, sobre um título do mesmo personagem; claro que esta "vale o que vale":

http://osopinadores.blogspot.com/2006/10/que-trampa.html