quarta-feira, 23 de maio de 2007

Barões regressam à Sé em nome da amizade

Estava a década de 1980 a começar, quando um jornal da cidade chamou, em título, a um grupo de “putos” da zona histórica da Sé de Viseu, por causa das suas “muitas tropelias”, de “Barões da Sé”. No sábado passado, esses adolescentes a quem o “Notícias de Viseu” atribuiu o estatuto de barões, por, entre outras “patifarias”, tomarem banho nus no Parque da Cidade, reúnem-se todos os anos num lauto jantar para recordar a nobreza dos tempos idos passados nas estreitas ruas do centro histórico.
Tudo começou em 1995, quando os “barões” se encontraram no funeral do pai de um deles e alguém, lembra Vítor Santos, um dos fundadores do grupo, se lembrou de organizar encontros anuais para evitar que os reencontros não acontecessem apenas em funerais e casamentos. Daí à definição do nome – “Barões da Sé” – para o grupo, “foi simples”, conta Vítor Santos, “porque ninguém tinha esquecido” aquele momento de “glória” em que um “bando de adolescentes” que dominavam o centro histórico tinha chegado às páginas do jornal e “logo com o estatuto de barões”, mesmo que a razão tenha sido “o escândalo de andar nu” numa cidade conservadora como Viseu.
Assim foi e desde 1995 que não falham os encontros, com os objectivos a serem alargados a ponto de hoje já serem vários os “barões” com “menos sorte na vida” a serem apoiados por aqueles a quem a vida “foi correndo mais de feição à condição de Barão”. No grupo está gente que ainda hoje continua a viver na zona da Sé de Viseu, mas a maior parte está fora da cidade ou mudou-se para outras zonas da urbe, havendo muitos que vêem de Lisboa, Porto, Aveiro, Santo Tirso ou do estrangeiro, apenas em nome daquilo que é o “combustível” que há 12 anos move estas pessoas: “a amizade”.
Blogue na Internet
O barão Vítor Santos, cujo título não foi conquistado com a tal coragem de andar nu pelo centro da cidade, porque já faz parte da segunda geração e, por isso, é “nobre” de “linhagem”, contou à Lusa que o próximo passo é constituir uma associação formal para que o apoio social que prestam possa ter “outro enquadramento” legal.
Os “Barões da Sé” mantêm ainda um blog, em www.baroesdaseviseu.blogspot.com, onde a actividade é retratada, com fotos, com recortes de imprensa onde estes são os protagonistas, mas também onde o seu “berço”, a zona da Sé, é destacada. “Somos Barões porque partilhámos uma rua, uma calçada, uma escadaria, uma bola, um baralho de cartas, uma ida à piscina nas manhãs domingueiras, uma piada, um cigarro, uma asneira, uma travessura, uma conversa, um namoro, uma briga, um cachaço, uma amizade! A Vida”.
* Ricardo Bordalo - Agência Lusa
in Jornal Diário As Beiras (14-05-2007)
link da noticia

Sem comentários: