segunda-feira, 21 de maio de 2007

"Viagem ao Mundo dos Resíduos" por Tiago Nascimento

Cerca de uma centena de crianças passou ontem pelo Mercado 2 de Maio, em Viseu, a propósito da inauguração da "Viagem ao Mundo dos Resíduos", uma exposição interactiva sobre o lixo doméstico."Reduzir, reciclar e reutilizar" foram as palavras de ordem durante a visita, que mereceu um olhar atento por parte dos alunos de diferentes estabelecimentos de ensino da cidade.
Dividida por uma área de aproximadamente 400 metros quadrados, a mostra pretende sensibilizar e incentivar as boas práticas ambientais junto dos mais novos. Além de aprenderem a separar as embalagens usadas e a colocá-las no respectivo recipiente do Ecoponto, os participantes descobriram que é possível eliminar resíduos através da combustão. O destino que é dado ao lixo também foi um ponto abordado durante a iniciativa, que ficou marcada pela utilização de mensagens claras e apelativas, de modo a cativar o interesse e a atenção.
E a verdade é que as crianças mostraram ter a lição aprendida, sinal de que em casa já começam a ter práticas mais amigas e protectoras do ambiente. Além disso, criticaram a preguiça de quem "não respeita a natureza".
A exposição, que vai já na sua segunda edição, é promovida pela Câmara Municipal de Viseu e pode ser visitada diariamente, das 9 às 20 horas, sendo que aos fins-de-semana o horário de abertura tem início às 15 horas.
O Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, foi a data escolhida para o seu encerramento.

in Diário Regional (17-05-2007)

Sem comentários: