segunda-feira, 25 de junho de 2007

Mais de 40 mil pessoas assistiram às Cavalhadas de Vildemoinhos











Mais de 40 mil pessoas quiseram assistir ontem à 355.ª edição das Cavalhadas de Vildemoinhos. O povo daquela localidade da freguesia de São Salvador (Viseu) desfilou pelas ruas da cidade para agradecer a S. João a "vitória" numa disputa das águas do Rio Pavia. O desfile, constituído por dezenas de carros, grupos musicais e folclóricos e cerca de 1.500 figurantes, é há muito uma das referências nas festas que se realizam ao longo do ano em Viseu, havendo quase sempre uma novidade. Este ano a organização voltou a surpreender todos os presentes com a imaginação e habilidade dos homens e mulheres que construíram as principais atracções do evento: os carros alegóricos.

Antecipando-se a uma decisão da Administração Central, o povo de Vildemoinhos fez regressar a Viseu o comboio. Nas suas carruagens transportava cerca de três mil manjericos. As plantas rapidamente desapareceram nas mãos dos milhares de espectadores que, de pé ou sentados (poucos), iam assistindo ao espectáculo. Quando o desfile chegou ao júri, instalado no Rossio, já poucos manjericos restavam.

Carros alegóricos

Quanto aos carros alegóricos, as temáticas escolhidas foram várias. O Pinócio, "acompanhado" por um enorme rato e outras figuras dos desenhos animados fizeram as delícias das crianças, enquanto os adultos se "maravilhavam" com a imponência de algumas criações, com destaque para um dragão, ao qual não faltava uma figura sinistra de capa negra para o domar, além de várias belezas orientais.

Os tradicionais cavalos que encabeçam o desfile também não faltaram, já que cabe a eles cumprirem a tradição multisecular de se deslocarem até à Capela de S. João em Carreira, localizada do outro lado da cidade, para agradecerem ao santo.

A festa em Vildemoinhos continou à noite com a subida ao palco de diversos grupos musicais e termina hoje com mais música.

texto de José Fonseca in Diário de Viseu

Sem comentários: