sábado, 28 de julho de 2007

Visabeira abre hotel no centro histórico

Um antigo palácio, no coração do centro histórico, foi recuperado e já funciona como hotel de charme, do grupo Visabeira.
O Hotel Palácio dos Melos entrou em pleno funcionamento, após um período experimental. Localizado no centro histórico de Viseu, na Rua Chão do Mestre, o edifício está inserido na muralha afonsina e integra uma das suas portas, a Porta do Soar de Cima, tratando-se de um monumento nacional.
Esta nova unidade hoteleira surge da recuperação do antigo palácio. A recuperação envolveu um investimento de mais de cinco milhões de euros por parte da empresa de construção civil Irmãos Sousa que assinou com o grupo Visabeira um contrato de exploração. O Hotel Palácio dos Melos é um hotel de cinco estrelas, com 27 quartos. Classificado como um hotel de charme, está equipado com um bar, uma esplanada exterior, associada à muralha da cidade, bem como as salas para as reuniões. O restaurante do hotel disponibiliza uma gastronomia com uma ementa sofisticada, num espaço com paredes com mais de um metro de espessura. A visita ao passadiço superior da Porta de S. Francisco (Porta do Soar de Cima ou Arco dos Melos) permite aceder ao miradouro e jardins adjacentes.
“Diversificar a oferta no sector hoteleiro, promovendo um Turismo de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento da região” é o objectivo da Visabeira com a abertura de mais esta unidade hoteleira. A origem do Palácio dos Melos é anterior à muralha em que se integra e que, no século XV, fechava a cidade de Viseu. Foi neste local que se situou o Paço do Infante D. Henrique, daí o nome da rua: Chão do Mestre, exaltando o próprio Infante, enquanto Mestre da Ordem de Cristo e Duque de Viseu. A muralha de Viseu foi mandada construir por D. João I, mas os trabalhos só foram concluídos no reinado de D. Afonso V, daí o nome pelo qual é conhecida.

Sandra Ferreira in Diário As Beiras

2 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Ora ainda bem. Haja € para investir e recuperar o património, dando-lhe utilização condigna.
A Rua Soar de Cima também é por aí perto, não é?
Eu vivi, pelo anos 50, na Rua dos Loureiros. Aquela casa que assentava parcialmente num grande pedregulho em granito (obviamente) como é que ela estará? E nas traseiras, o campo de treinos do Académico?
Bem, tenho que ir um dia com tempo e disposição para revisitar essa zona.
Boas férias, amigos.
António Nunes

Anónimo disse...

The problem with visabeira is it is poor at marketing. Viseu is a stunning destination but little has been done to promote it outside of Portugal. Groups like Visabeira should do more advertising and improve their websites...some of them have terrible English.
www.onemanstanding.com