Um antigo palácio, no coração do centro histórico, foi recuperado e já funciona como hotel de charme, do grupo Visabeira.
O Hotel Palácio dos Melos entrou em pleno funcionamento, após um período experimental. Localizado no centro histórico de Viseu, na Rua Chão do Mestre, o edifício está inserido na muralha afonsina e integra uma das suas portas, a Porta do Soar de Cima, tratando-se de um monumento nacional.
Esta nova unidade hoteleira surge da recuperação do antigo palácio. A recuperação envolveu um investimento de mais de cinco milhões de euros por parte da empresa de construção civil Irmãos Sousa que assinou com o grupo Visabeira um contrato de exploração. O Hotel Palácio dos Melos é um hotel de cinco estrelas, com 27 quartos. Classificado como um hotel de charme, está equipado com um bar, uma esplanada exterior, associada à muralha da cidade, bem como as salas para as reuniões. O restaurante do hotel disponibiliza uma gastronomia com uma ementa sofisticada, num espaço com paredes com mais de um metro de espessura. A visita ao passadiço superior da Porta de S. Francisco (Porta do Soar de Cima ou Arco dos Melos) permite aceder ao miradouro e jardins adjacentes.
“Diversificar a oferta no sector hoteleiro, promovendo um Turismo de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento da região” é o objectivo da Visabeira com a abertura de mais esta unidade hoteleira. A origem do Palácio dos Melos é anterior à muralha em que se integra e que, no século XV, fechava a cidade de Viseu. Foi neste local que se situou o Paço do Infante D. Henrique, daí o nome da rua: Chão do Mestre, exaltando o próprio Infante, enquanto Mestre da Ordem de Cristo e Duque de Viseu. A muralha de Viseu foi mandada construir por D. João I, mas os trabalhos só foram concluídos no reinado de D. Afonso V, daí o nome pelo qual é conhecida.
Sandra Ferreira in Diário As Beiras
2 comentários:
Ora ainda bem. Haja € para investir e recuperar o património, dando-lhe utilização condigna.
A Rua Soar de Cima também é por aí perto, não é?
Eu vivi, pelo anos 50, na Rua dos Loureiros. Aquela casa que assentava parcialmente num grande pedregulho em granito (obviamente) como é que ela estará? E nas traseiras, o campo de treinos do Académico?
Bem, tenho que ir um dia com tempo e disposição para revisitar essa zona.
Boas férias, amigos.
António Nunes
The problem with visabeira is it is poor at marketing. Viseu is a stunning destination but little has been done to promote it outside of Portugal. Groups like Visabeira should do more advertising and improve their websites...some of them have terrible English.
www.onemanstanding.com
Enviar um comentário