segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Estratégia para centro histórico já está definida

A empresa Parque Expo já entregou à autarquia o estudo estratégico para o centro histórico de Viseu. O documento aponta aspectos positivos e negativos e traça os caminhos a seguir.
O estudo estratégico para o centro histórico de Viseu, elaborado pela Parque Expo, a pedido da autarquia, sugere que seja aumentado o número de parques de estacionamento naquela zona da cidade. O documento, já concluído, e que está a ser analisado pela edilidade viseense, aponta, ainda, para a necessidade de serem garantidos mais lugares de estacionamento, não apenas em espaços públicos, mas também em alguns espaços pertencentes a privados.
O trabalho, elaborado pela empresa que gere o legado da Expo'98, em Lisboa, e que foi parceira da maioria dos projectos Polis, em todo o país, prevê, por exemplo, mais parqueamento em localizações tão diversas quanto o Largo António José Pereira, junto à Casa do Miradouro, e um terceiro perto da Casa do Adro. Outra das sugestões apresentadas pela empresa Parque Expo passa pela existência de mais espaços verdes no centro histórico.
"Por mais que nos agrade, não sabemos se será possível, até porque teremos de negociar", referiu ao DIÁRIO AS BEIRAS o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas. O autarca sublinhou, entretanto, estar muito agradado com a maioria das soluções referidas neste estudo estratégico. O edifício do Centro Comercial Ecovil, localizado na Rua do Comércio e já há muito a denotar uma clara quebra de qualidade... e de procura, é um dos aspectos negativos apontados pelo estudo. "Este edifício já existia quando fui para a câmara, mas toda a gente percebe que está desenquadrado", afirmou o autarca. "Não sei se passará pela implosão, mas pelo menos terá de ser reformulado", acrescentou Fernando Ruas.
O trabalho, que está a ser analisado pela autarquia, deverá ser apresentado ao público no próximo mês de Outubro. "Pelo menos já temos um estudo que nos traz muitas orientações", afirmou Fernando Ruas. No entanto, de acordo com o presidente da Câmara de Viseu, mesmo que o documento seja aprovado pelo executivo camarário, terão de ser encontradas formas de financiamento.
in Jornal As Beiras (13-08-2007)

Sem comentários: