terça-feira, 25 de setembro de 2007

Centro Histórico na polémica

PS aconselha Ruas a aprender com António Costa

O vereador socialista na Câmara de Viseu, Miguel Ginestal, aconselhou, ontem, o presidente Fernando Ruas, que já leva 18 anos de mandatos consecutivos pelo PSD, a aprender com António Costa, que tem "um mês" à frente da Autarquia da capital. O conselho de Ginestal, que também é deputado na Assembleia da República, surge no âmbito da exposição pública de um conjunto de críticas à Câmara a propósito da iniciativa "Centro Histórico Sem Carros" que vigorou desde 9 de Agosto até ao passado fim-de-semana.

O vereador do PS, que falava em conferência de Imprensa, ontem de manhã, no Centro Histórico, explicou que o "conselho" a Fernando Ruas para "aprender" com António Costa surgiu porque a ideia de retirar os automóveis da Zona Histórica "foi um fracasso". Miguel Ginestal sublinhou que os eleitos do PS não estão contra a ideia de retirar carros do Centro Histórico durante as noites de sexta-feira e sábado, como aconteceu, mas preconizam outra maneira de fazer as coisas. "Faltou o diálogo com os comerciantes", disse Miguel Ginestal, para justificar o "falhanço".

De 9 de Agosto ao passado dia 22, o Centro Histórico foi vedado ao trânsito automóvel, tendo esta decisão a anuência da Associação de Comerciantes. No entanto, os proprietários de bares e restaurantes contestaram a medida devido à alegada queda abrupta das receitas. Para "melhorar" a iniciativa, que Ruas já disse que vai ser continuada no próximo Verão, o PS vai avançar com propostas no Executivo, que passam pela melhoria do estacionamento, transportes públicos, animação e abertura de museus e igrejas durante os períodos de interdição automóvel.

"Cretinice", diz Ruas

Ruas lamentou que Ginestal, tenha utilizado o nome de Costa para fazer "política de discos pedidos". Ruas, que dirige a autarquia de Viseu há 18 anos, disse ser "uma cretinice" que o eleito socialista o tenha aconselhado a "aprender" com Costa, que só tem um mês de exercício na câmara da capital e disse estar "disponível para comparar as duas cidades".

Sem comentários: