segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Arrancam obras prévias para o funicular

Começam terça-feira, os estudos e trabalhos de escavação arqueológica na envolvente da Casa do Adro preliminares ao início das obras de construção e instalação do engenho mecânico (funicular) que vai ligar a baixa e a alta viseense, entre a Feira de S. Mateus e o Adro da Sé.
De acordo com Jornal de Notícias (JN), as escavações vão desenvolver-se, segundo informação da Câmara Municipal de Viseu (CMV), no parque de estacionamento, rua Silva Gaio e travessa da Misericórdia envolventes ao edifício da Casa do Adro, no centro histórico.
"O arranque da primeira fase dos trabalhos implica o encerramento do parque de estacionamento da casa do Adro", informa a autarquia.
Para "minorar" eventuais incómodos provocados pelos arranque das obras, em residentes e agentes económicos, a CMV decidiu disponibilizar cinco mil viagens gratuitas nos mini-autocarros eléctricos.
"Os bilhetes de acesso podem ser levantados na Sociedade de Reabilitação Urbana-Viseu Novo, a funcionar na Casa do Miradouro. Os ingressos gratuitos apenas serão oferecidos a quem fizer prova da sua residência na zona a intervencionar", avisa a autarquia.
Segundo o JN, a empreitada de construção e instalação do funicular, um meio de transporte mecânico não poluente, vai custar cinco milhões de euros e será também adjudicada na segunda-feira.
A concluir até ao final do próximo ano, a obra vai implicar a instalação de duas carruagens na Calçada de Viriato (vencendo um desnível que chega a atingir os 16%), cada uma com capacidade para 50 passageiros, que circularão em simultâneo nos sentidos ascendente e descendente.
O custo da viagem, por pessoa, está calculado em 50 cêntimos. A empreitada integra-se no programa da Sociedade Viseu/Polis.



in ViseuMais
ver: post

1 comentário:

Micas10 disse...

Oxalá consigam um bom nível de utilização.

Tal como o Ronaldo, vazio não rende...