quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Petição pelo Centro Histórico

Preocupados com o estado de degradação, a que chegou o centro histórico de Viseu, um grupo de cidadãos lança o desafio, à autarquia e à Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), para a realização de um debate, aberto e participativo, sobre o futuro da zona mais antiga da cidade.
A petição, que é lançada hoje, tem como objectivo final a revitalização urbana do centro histórico de Viseu (CHV), que é considerado como o “ponto nevrálgico de toda a cidade”. Segundo os promotores, o documento pretende alertar a câmara e assembleia municipal e ainda a associação comercial para a necessidade de ser realizado em debate público, o mais alargado possível, sobre a estratégia a seguir. Um debate que deve incluir o maior número de “actores sociais que vivem ou frequentem o centro histórico”, como sejam os moradores, proprietários, empresários e comerciantes, em que maioria não está representada na associação comercial, trabalhadores, etc.
Para Alexandre Azevedo Pinto, um dos promotores da petição, “o debate não se deve limitar às propostas da autarquia, que encomendou um estudo à empresa Parque Expo”. Considera também “redutor” que a troca de ideias se limite à Unidade de Acompanhamento Comercial (UAC), para o Centro Histórico, de que fazem parte a câmara municipal e associação comercial.
Os promotores lembram ser tradição dos projectos da união europeia, de revitalização dos centros históricos, envolverem os cidadãos, dando assim corpo “à democracia participativa e à formação da opinião pública, tendo o projecto, muito a ganhar com a participação do maior numero de pessoas”. Consideram ainda que a participação da sociedade é uma condição essencial para o sucesso dos projectos e iniciativas que se venham a implementar. O conjunto de políticas a ser seguidas “deve ter uma capacidade inovadora e potencial capaz de gerar novos investimentos privados”.
A petição, que hoje começa a circular na cidade, para recolha de assinaturas, vai depois ser entregue a três entidades: câmara municipal, assembleia municipal e associação comercial. Entidades que segundo os promotores devem ser “ parceiras “ na implementação deste projecto de debate sobre o centro histórico de Viseu.
António Figueiredo in Jornal As Beiras (11-10-2007)

Sem comentários: