segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Vinte mil de comboio

O comboio turístico, que este ano percorreu as ruas da cidade, é um sucesso. A Região de Turismo Dão Lafões garante o regresso das viagens pelas ruas da cidade na Primavera.
Durante três meses, de Julho a Setembro, andaram no comboio turístico de Viseu cerca de vinte mil pessoas. Embora muitos dos passageiros fossem pessoas da cidade e arredores, “uma grande percentagem eram turistas”, garante o presidente da Região de Turismo Dão Lafões. Adriano Azevedo recebeu várias cartas a elogiar a iniciativa. Agradecimentos que diz entender, pois “com as informações prestadas pelas guias, que acompanhavam cada viagem, os visitantes ficavam a conhecer pormenores e vivências que de outra maneira era impossível”. O comboio que saía do Rossio, em pleno centro da cidade, percorria várias avenidas, passando junto dos principais pontos de interesse. Subia ao centro histórico, ia ao Fontelo, e atravessava o largo da feira de São Mateus, mesmo no período em que o certame esteve a decorrer.
Por causa da natural quebra de visitantes e turistas, nesta altura, o comboio já não está a sair com regularidade, a não ser ao fim-de-semana. O presidente da Região de Turismo Dão Lafões garante, no entanto, que “há a disponibilidade para fazer a viagem, sempre que hotéis, instituições, ou escolas tenham grupos que queiram andar”.
Por uma questão de rentabilidade e até de imagem, Adriano Azevedo considera que o comboio deve circular sempre que houver solicitações. Com o sucesso alcançado este ano, o responsável pela região de turismo Dão Lafões não tem dúvidas de que o comboio, que este ano pôs a circular em conjunto com a câmara municipal, volta a sair à rua, de uma forma regular, no inicio da próxima Primavera.

António Figueiredo in Diário As Beiras (29-10-2007)

Sem comentários: