sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Viseu vai ter um hospital veterinário

Viseu vai ter uma infra-estrutura vocacionada para o atendimento clínico, urgência e consulta a animais. Um hospital aberto a toda a comunidade do distrito de Viseu, mas que também atenderá utentes de outros distritos limítrofes. Será uma instituição privada, sem apoios do estado, que nasce do sonho de Isabel Maia, médica veterinária e futura proprietária do hospital.
Apesar de ainda não ter nome definido, o local para o futuro hospital dos animais está já escolhido. Isabel Maia adianta que “vai ficar situado numa zona central, em terrenos junto à rotunda de Ranhados, próximo do Palácio do Gelo”. O local foi estrategicamente escolhido, uma vez que “tem bons acessos e fica muito próximo do Hospital de São Teotónio”.
O projecto está ainda numa fase inicial.
“Neste momento estamos a obter as licenças necessárias. A nossa principal preocupação foi saber se no terreno, onde actualmente ainda existe uma casa, era possível edificar o hospital”, adianta Isabel Maia. O prazo de execução é de 18 meses, pelo que no início de 2009 a estrutura deverá estar apta a receber os primeiros pacientes. A proprietária admite que é uma construção em “tempo recorde”, mas espera que até lá “o projecto se desenrole com celeridade”.
Serviços prestados.
O hospital veterinário vai ser uma infra-estrutura de vanguarda, equipada com a mais moderna tecnologia, que vai prestar internamento e atendimento durante 24 horas. “Ao contrário do que habitualmente acontece nas clínicas veterinárias, em que, quando há uma urgência, o veterinário tem de se deslocar à clínica, isto é, o serviço é solicitado pelo dono do animal, no hospital vamos ter pessoal especializado durante 24 horas, quer haja ou não urgências”, salienta Isabel Maia.
Corpo clínico.
Uma das preocupações é ter um corpo clínico forte no futuro hospital. A pensar nisso, a também proprietária da clínica veterinária Amicão, adquiriu recentemente a Canigato, uma outra clínica animal em Viseu. Com esta compra, Isabel Maia está já a “aplicar a dinâmica” que quer ver transposta para o futuro hospital, através de um corpo clínico “estruturado e com dimensão” capaz de assegurar todos os serviços que vão ser prestados no hospital. Para além dos serviços clínicos que vai disponibilizar, é pretensão de Isabel Maia que o hospital “possa vir a desenvolver acções de beneficência e apoio a animais abandonados”. A responsável deixa a garantia: “o hospital vai, obrigatoriamente, ter um papel humanitário”.

Jornal do Centro, ed. 293, 26 de Outubro de 2007

4 comentários:

Maria Cristina Amorim disse...

Tambem faz falta.
Beijos

Anónimo disse...

Parabéns Viseu.
Os animais agradecem.

Anónimo disse...

olá Isabel gostaria de saber se há possibilidade de me candidatar a vaga como futura veterinaria, sou brasileira e atualmente trabalho em clinica, vários anos de experiência e estou me mudando pra Viseu nos próximos meses e gostaria muito de trabalhar num hospital veterinario....abraços Cristina

Anónimo disse...

Olá Dra. Isabel. Sou recém-licenciada em Enfermagem Veterinária e resido em Viseu e gostava de saber se me posso candidatar a uma vaga como Enfermeira Veterinária. Desde já os meus agradecimentos. Cumprimentos.