sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Bens da Misericórdia dão corpo a novo museu

Os bens e objectos de arte mais valiosos da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, fundada há quase cinco séculos (1516), dão corpo a mais um museu que abriu portas na cidade. O espaço foi inaugurado no domingo e ocupa toda a a ala norte da Igreja da Misericórdia, desde o rés-do-chão à torre do templo setecentista, com exuberante fachada rococó. Ao museu deram-lhe o nome de "Tesouro da Misericórdia".
A Santa Casa investiu ali cerca de 300 mil euros. O dinheiro foi gasto na requalificação dos espaços e no restauro do espólio, que andava disperso por vários locais da cidade. "Algum estava muito maltratado", lembra Alberto Correia, historiador, arqueólogo e antigo director do museu Grão Vasco, que coordenou os trabalhos de instalação do novo espaço museológico.
"Os objectos de arte, agora expostos para fruição do público, ganharão uma vida nova e tornar-se-ão fonte de novos conhecimentos, lugar de educação e de deleite", sublinha.
O museu está dividido em oito núcleos expositivos. O primeiro, no rés-do-chão, conta a história dos 500 anos da Santa casa da Misericórdia de Viseu. É uma história de afectos sentida e vertida em documentos guardados num expositor preso à parede.
Logo depois, ainda ao nível do solo, entra-se na sala que evoca a farmácia do antigo hospital da Misericórdia. Uma vitrina mostra frascos de vidro, boiões, jarros medidores, almofarizes e uma balança. "Tudo a fazer lembrar o espaço de acolhimento e serviço tantas vezes procurado por homens e mulheres em horas de aflição", explica Alberto Correia.
A seguir, mas já no primeiro piso, e depois de vencer uma imponente escadaria de pedra, abre-se a galeria de benfeitores. Vêem-se aqui os retratos pintados a óleo de quantos generosamente doaram todos ou parte de seus bens à Misericórdia viseese. No mesmo piso, acolhem-se ainda outros três núcleos expositivos que revelam rituais e obras de fé.
Na torre, os últimos dois. Na primeira sala, uma cruz dourada gigante orna uma das paredes. E na segunda, pode apreciar-se um oratório e um candelabro majestoso. O museu da Misericórdia é o quarto que abriu na cidade, que dispõe do Grão Vasco, do Almeida Moreira e o de Arte Sacra.

Rui Bondoso in Jornal de Notícis (23-11-2007)

1 comentário:

Anónimo disse...

livraria://pt.wikipedia.org/wiki/Cientologia

~ [sant-i]