segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Dão-Lafões lança quatro rotas turísticas temáticas




A partir de Março do próximo ano, as principais agências de viagens do país terão um novo produto para vender quatro rotas temáticas, traçadas no "coração" da cidade de Viseu, a partir das quais os turistas poderão partir à descoberta de um "mundo de experiências" na região.
Adriano Azevedo, presidente da Região de Turismo Dão Lafões (RTDL), justifica a iniciativa, que considera "inovadora", com a necessidade de "adequar o potencial turístico às possibilidades, necessidades e motivações dos visitantes".As quatro rotas, propostas de forma estruturada, inspiram-se em ícones "incontornáveis" da riqueza histórica e cultural da cidade de Viseu desde o tempo dos romanos até ao século XX Viriato, Grão Vasco, Camilo Castelo Branco e Aquilino Ribeiro.
Cada rota é constituída por três elementos base percurso temático com visitas orientadas de duas a três horas; escolhas do "mundo de experiências" (cultura, monumentos, sabores e artesanato) nos restantes 11 concelhos que integram a região; e programa de estadias.
O objectivo desta acção, concertada com vários operadores, "é exceder as expectativas dos turistas, levando-os a permanecer vários dias na região", e afirmar a região Dão-Lafões "como uma marca de prestígio nos mercados interno e externo", sustenta o presidente da RTDL.

Teresa Cardoso in Jornal de Notícias


As rotas

Grão Vasco - Começa com uma visita ao museu Grão Vasco, junto à Sé Catedral, onde se vai também visitar o Museu de Arte Sacra. Faz–se depois um percurso por algumas pontos de interesse de algumas ruas do centro histórico. A rota termina no Fontelo junto ao antigo Paço Episcopal. A distância a percorrer é de aproximadamente 3,5 km e tem uma duração prevista de três horas.

Viriato - Tem início junto à cava de Viriato, no largo da feira de São Mateus. Passa no centro de artesanato na Casa da Ribeira, que fica encostada ao rio Pavia. Sobe-se a Rua Direita, até à Rua Formosa onde estão as ruínas da muralha romana. Segue-se para o centro histórico, através da rua Augusto Hilário, até à Sé. Duração aproximada de duas horas para uma distância de 2 km .

Amor de Perdição - Gira à volta do Largo Mouzinho de Albuquerque, ao fundo da rua Direita, local que foi o cenário do filme baseado no livro Amor de Perdição. São propostas de visita o Solar dos Albuquerques, a fonte de São Francisco e o Convento do Bom Jesus. Distância de 2 km a percorrer em duas horas.

Aquilino Ribeiro - Começa na Rua do Arco, por onde o escritor “terá entrado pela primeira vez em Viseu”. Através da rua direita e subindo as escadinhas da Sé chega-se ao centro histórico. Descendo ao Rossio, encontramos, um pouco antes, o Jardim das Mães, onde está o Museu Almeida Moreira. No centro da cidade há o parque Aquilino Ribeiro. A rota segue depois para o fontelo onde o escritor esteve preso, no edifício onde hoje está instalado o solar do vinho do Dão. Duração de duas horas e meia para se percorrer cerca de 2,5 km.

Sem comentários: