terça-feira, 6 de novembro de 2007

Debate sobre o centro histórico já tem assinaturas

A petição para a realização de debates sobre o centro histórico já foram enviadas à câmara e à assembleia municipal e ainda à Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV).
Em cerca de duas semanas e meia foram recolhidas cerca de 990 assinaturas a pedir debates públicos sobre o futuro do centro histórico de Viseu. A iniciativa, de um auto-denominado movimento cívico de cidadãos, tem como objectivo alertar as entidades autárquicas e a ACDV para a necessidade de se envolver a sociedade civil na definição do futuro que está guardado para a parte mais antiga da cidade.
Segundo Alexandre Azevedo Pinto, porta-voz do grupo, a recolha de assinaturas foi feita de uma forma simples, sem qualquer tipo de organização formal. "Não andámos à caça de assinaturas. Quem assinou estava ou era devidamente informado dos objectivos", refere. Grande parte dos subscritores foram os moradores que ainda "resistem" nas vielas do centro histórico como sejam a Rua Escura , Rua dos Loureiros, Rua das Quintãs, etc. "Algumas assinaturas tiveram conversas prévias de meia hora", esclarece um dos promotores do abaixo-assinado. "As pessoas que ainda resistem no centro histórico têm muito para contar. Tomámos conhecimento de situações dramáticas, onde comerciantes, que hoje pouco facturam, sabem que quando morrerem o negócio fecha", realçou.
Na petição enviada à assembleia municipal é solicitada a convocação de uma reunião extraordinária para se falar do futuro do centro histórico. À câmara municipal é pedido para, da forma que entender, ouvir a sociedade civil não se ficando pelo estudo que encomendou à sociedade Parque Expo. À associação comercial é solicitada a promoção da participação no debate junto dos associados.
O movimento cívico de cidadãos que pôs em marcha esta iniciativa tem recolhido várias ideias, mesmo através da página que existe na Internet, que irá apresentar quando os debates se realizarem. Os promotores do abaixo-assinado esperam que o pedido, "feito por centenas de pessoas, de uma foram honesta, não seja ignorado pelo diferentes poderes".

in Diário As Beiras (06-11-2007)

1 comentário:

Mr. Brains disse...

Comunicado do Conselho de Ministros de 8 de Novembro de 2007
10. Decreto que concede ao município de Viseu, o direito de preferência nas transmissões a título oneroso, entre particulares, dos terrenos ou edifícios situados na área crítica de recuperação e reconversão urbanística da zona histórica da cidade de Viseu.
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Conselho_de_Ministros/Comunicados_e_Conferencias_de_Imprensa/20071108.htm


Com a concessão deste direito de preferência nas transmissões a título oneroso, entre particulares, de terrenos ou de edifícios situados na zona histórica da cidade de Viseu, vem permitir-se à Câmara Municipal de Viseu prosseguir a recuperação e a reconversão urbanística daquela zona histórica, declarada área crítica.