segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Quadra de Natal com menos luz

Os comerciantes dizem que o ano foi “fraco” e por isso não têm disponibilidades financeiras para comparticipar nos custos das tradicionais iluminações natalícias.
No próximo Natal vão ser menos as ruas iluminadas na cidade de Viseu. Uma certeza que tem levado o presidente da Associação Comercial do Distrito (ACDV), Gualter Mirandez, a fazer, nos últimos dias, diversos contactos com os comerciantes, numa derradeira tentativa para que algumas das ruas, junto do Rossio, em pleno no coração da cidade, não fiquem às escuras.
As atenções de Gualter Mirandez estão agora centradas, essencialmente, nas ruas do Comércio e Miguel Bombarda. Os comerciantes, que estão disponíveis para pagar, não chegam para cobrir 50 por cento dos custos, que é o mínimo necessário para que as iluminações sejam instaladas. “ Se nada for alterado, estas duas ruas não vão ser iluminadas. Vamos ainda fazer um novo forcing junto dos comerciantes para ver se há uma maior participação e não ficam às escuras”, refere o presidente da ACDV.
Gualter Mirandez recorda que uma “situação idêntica já se passou há uns anos , também na Rua do Comércio, que chegou a ficar sem iluminação. Felizmente, isso depois foi ultrapassado, tendo nos últimos anos sido iluminada. Vamos ver se o mesmo acontece agora”.
Na cidade de Viseu, as despesas de instalação das iluminações de Natal são repartidas pelos comerciantes, em cada rua, pela ACDV e pela câmara municipal.
Programa de animação de rua está feito
Para além da iluminação de Natal, a ACDV tem nos últimos anos preparado a chamada animação de rua. O programa para 2007 já está elaborado e inclui artistas e grupos de teatro que vão, mais próximo da quadra natalícia, percorrer as principais ruas comerciais da cidade. “Para criar uma ligação, cada vez maior, dos mais pequenos ao comércio tradicional, vai haver também actividades específicas destinadas às escolas”, refere Gualter Mirandez.
Os comerciantes da cidade de Viseu vão ainda ser convidados pela associação a participar num concurso de decoração de montras com motivos de Natal.
in Jornal As Beiras (05 de Novembro de 2007)

Sem comentários: